19.9.20

Mudando paradigmas

Em uma palestra feita no TED, Sir Ken Robinson, falecido recentemente, em agosto de 2020, aborda as reformas da escola que ocorrem no mundo, com a mudança no paradigma educacional. 

No decorrer da apresentação o renomado educador britânico mostra como o modelo fabril acabou orientando o modelo do sistema escolar nos Estados Unidos. 

A reforma educacional empreendida por Horace Mann (1796 – 1859) no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos, levou à criação de um sistema escolar público que teria como base o modelo prussiano de escola mas que se ajustava ao modelo fabril, naquele momento que o mundo vivia a primeira revolução industrial e estava praticamente às portas da segunda revolução industrial.

E quando já se fala em quarta revolução industrial, profundamente marcada pelas tecnologias digitais, e alguns clamam por uma educação 4.0, ainda nos deparamos com a velha escola, o modelo pensado para o início da industrialização.

Um sistema escolar insuficiente.

Alvin TofflerHeidi Toffler, sua esposa, discutem a insuficiência da escola atual. O sociólogo e escritor estadunidense se notabilizou por discutir as chamadas revoluções digital e da comunicação e seus impactos nas sociedades.  

No que possivelmente é seu mais famoso livro, A Terceira Onda, publicado inicialmente em 1980, Alvin Toffler comparou a revolução da informação com a agrícola e a industrial do passado. 

Alvin Toffler é autor também de outro famoso livro, O Choque do Futuro.

Aprendendo para mudar, mudando para aprender.

Pessoas do mundo dos negócios e educadores estadunidenses discutem um novo modelo de escola, necessário na contemporaneidade, em uma sociedade mergulhada em tecnologias.

A obsolescência da educação

 Manuel Castells, sociólogo espanhol, analisa o sistema de ensino contemporâneo em uma sociedade digital.