Jennifer Gonzalez, professora no Kentucky, Estados Unidos, e criadora do site Cult of Pedagogy, propõe um modelo que denomina in-class Flip.
Diferentemente da tradicional flipped classroom, no modelo in-Class Flip os estudantes assistem aos vídeos na próxima sala de aula.
O modelo proposto por Jennifer Gonzalez é estratégico para superar dois problemas básicos para uma efetiva adoção da flipped classroom: as complicações no acesso doméstico à internet e a responsabilidade dos estudantes. Mesmo nos Estados Unidos, nem todos os estudantes têm em casa um bom acesso à internet, essencial para o acesso aos vídeos, e algumas famílias não são favoráveis ao tipo de aprendizagem que a tradicional flipped classroom exige. Para Jennifer Gonzalez o modelo in-Class Flip acaba beneficiando mais estudantes.
Um comentário:
In-Class Flip e flipped classroom podem ser saídas interessantes para o conflito entre alunos e a escola envolvendo o uso dos celulares. A flipped classroom pode conferir aos celulares uma aplicação pedagógica "at home" e a in-class flip vai mais longe a dá ao celular uma aplicação pedagógica na sala de aula.
O modelo in-flip me parece mais arrojado, pois requer uma dinâmica mais elaborada e complexa na sala de aula.
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