10.11.06

Aprender a aprender

Entende-se por aprender a absorção de conhecimentos que possibilitam uma nova visão de mundo. Mas, como é feita essa absorção? Qual o papel do professor na incentivação do aluno para absorver conhecimentos?
Encontramos também entre os vários conceitos firmados sobre aprender sendo “o desenvolvimento de competências para capacitar o indivíduo a criar soluções aos problemas propostos e aplicados na prática”. Como escola promove o desenvolvimento dessas competências nos alunos?
Aprender a aprender seria então entendido como o procedimento personalizado mais adequado para adquirir o conhecimento. Implicaria no uso adequado de estratégias cognitivas e metacognitivas na aprendizagem.
Para que o indivíduo seja capaz de aprender a aprender, necessitaria organizar seu conhecimento já aprendido e, selecionar todas as informações, utilizá-las da forma mais adequada a adquirir estratégias para por em prática. Assim, conseguiria desenvolver capacidades de realizar a aprendizagem significativa por si mesmo.
No mercado de trabalho, aprender a aprender corresponde a uma arma importante na competição por postos de trabalho, na luta contra o desemprego.
Aprender a aprender significa apropria-se de um nível elevado da aprendizagem, no processo coletivo para a produção do conhecimento. Através de uma aprendizagem colaborativa, crítica e transformadora, aluno e professor aprendem a aprender, numa relação de parceiros solidários, que enfrentam desafios de problematizações do mundo contemporâneo.



MORAN, José Manuel, MASETTO, Marcos T, BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, São Paulo: Papirus, 2000.

Nenhum comentário: