Blog da disciplina "Educação, sociedade e tecnologia", do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, sob a responsabilidade do Prof. Dr. Simão Pedro P. Marinho.
31.8.12
Educação na pós-modernidade, por Alethéia Oliveira
Olá Alethéia! Sua apresentação ficou muito interessante. Gostaria de destacar dela então alguns pontos que levaram-me à reflexão.
Foi possível perceber em seu texto, como a pós-modernidade traz consigo a questão do imediatismo e da obsolescência.
Adicionalmente, em relação ao sujeito, ele se apresenta como um ser fragmentado, inserido em um tempo de mudanças, e que tem a possibilidade de pensar e interagir com a sociedade em rede que vem se estabelecendo.
Olá, Cristina! Através de uma educação reflexiva onde os alunos se sintam estimulados a criticar, questionar, dialogar é que esse imediatismo e racionalidade técnica poderão ser transformados.
Olá, Alethéia. Ficou muito interessante sua apresentação. Quanto ao diálogo com Cristina, acredito que uma educação reflexiva acontece quando aluno e professor refletem sobe sua prática diária de sala de aula, e as TDICs podem ser um recurso para esta prática.
Olá Nedia! Concordo com suas palavras quanto a o uso das TICs uma vez que elas podem ser aliadas nesse processo tornando acessível a todos informações de qualidade e permitindo a pesquisa, criação e a interação.
4 comentários:
Olá Alethéia! Sua apresentação ficou muito interessante. Gostaria de destacar dela então alguns pontos que levaram-me à reflexão.
Foi possível perceber em seu texto, como a pós-modernidade traz consigo a questão do imediatismo e da obsolescência.
Adicionalmente, em relação ao sujeito, ele se apresenta como um ser fragmentado, inserido em um tempo de mudanças, e que tem a possibilidade de pensar e interagir com a sociedade em rede que vem se estabelecendo.
Olá, Cristina!
Através de uma educação reflexiva onde os alunos se sintam estimulados a criticar, questionar, dialogar é que esse imediatismo e racionalidade técnica poderão ser transformados.
Olá, Alethéia.
Ficou muito interessante sua apresentação. Quanto ao diálogo com Cristina, acredito que uma educação reflexiva acontece quando aluno e professor refletem sobe sua prática diária de sala de aula, e as TDICs podem ser um recurso para esta prática.
Olá Nedia!
Concordo com suas palavras quanto a o uso das TICs uma vez que elas podem ser aliadas nesse processo tornando acessível a todos informações de qualidade e permitindo a pesquisa, criação e a interação.
Postar um comentário