Escrita conectiva [connective writing] é aquela que sintetiza ideias - individualmente ou em grupo - e delas se faz, de alguma forma, um remix para que se tornem próprias do seu autor e depois sejam compartilhadas com aqueles que tenham interesse - ou até mesmo paixão, diria Richardson - no assunto.
Publicar uma notícia, ou até mesmo simplesmente copiá-la, ou indicar um link, escrever um diário, estabelecer links com anotações descritivas são, possivelmente, as formas mais comuns de “blogar”.
Outra forma, simples, de postar em blogs está em colocar links acompanhados de uma análise que traz o significado do conteúdo que foi “linkado”. Ou, ainda, usar no post uma escrita reflexiva, metacognitiva sobre práticas, porém carente de links, encerrando-se em si mesma.
Porém, por mais simples que seja um blog, sua utilização na escola desafia professores e alunos.
Fazer um blog na perspectiva da escrita conectiva é um desafio bem maior.
Para fazer blog em um contexto de escrita conectiva é necessário apontar links, mas estabelecendo análises e sínteses que articulam uma compreensão mais aprofundada do assunto que está sendo “linkado”.
A escrita conectiva exige ao autor do post leituras cuidadosas e críticas, clareza e coerência na construção do texto - a ser compartilhado - que está ligado/conectado às fontes das ideias expressadas.
Desafiar alunos na construção de blogs assentados na escrita conectiva é um exercício que deve ser estimulado, avançando em sua formação. Desafio enorme, porém sedutor.
Um comentário:
Acredito que a escrita conectiva contribua para o desenvolvimento e construção de novas ideias uma vez que, a partir de hiperlinks, imagens, vídeos, possa se construir uma trama de outros significados em torno do texto autoral. O conceito de “remix” apresentado na postagem acima é ótimo para representar a proposta da escrita conectiva. Sendo assim, permite-se também outros possíveis caminhos de leitura, novas maneiras de agregar informação e conteúdo, propondo leituras mais amplas e rompendo com a linearidade do texto tradicional.
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