23.10.06

Aprendendo com o "aprender a aprender"

Que seria o "aprender a aprender? uma teoria? um paradigma? uma prática? um método de ensino-aprendizagem? um discurso pedagógico?

Entendo o “aprender a aprender” como um paradigma, uma concepção de ensino-aprendizagem com raízes no construtivismo piagetiano.

Para DUARTE (2001), as chamadas pedagogias das competências (em contraposição às pedagogias da prescrição) fundamentam o "aprender a aprender". Essa concepção de ensino-aprendizagem pode assumir várias formas:

1-Pode ser considerada uma concepção pedagógica pautada no "learning by doing", o "aprender fazendo", cuja realização demanda do aprendiz maior iniciativa, capacidade reflexiva e de solução de problemas.

Questão: aprender por conta própria É A MELHOR e deve ser a ÚNICA forma de aprender?

2- "Apender a aprender" é uma prática pedagógica que valoriza o conhecimento subjetivo (doxa), construído pelo aluno, em contraposição aos saberes pré-determinados que lhe são prescritos.

Questão: os conhecimentos OBJETIVOS (episteme) são INFERIORES ou DISPENSÁVEIS?


3- O “ Aprender a aprender” seria uma concepção de ensino-aprendizagem sintonizada com a sociedade "transmoderna", na qual a quantidade de informações, bem como a sua efemeridade, demandam não uma educação centrada no acúmulo do conhecimento, mas na aprendizagem do método para se conhecer, com autonomia, o que se será mais útil.

Questão: A educação não passará da PRESCRIÇÃO DE SABERES para o TREINAMENTO/CONDICIONAMENTO de métodos? Essa concepção não tem cunho FUNCIOALISTA? Não volta-se, tão-somente, para o mercado profissional? E as demais funções da educação?


DUARTE, Newton. As pedagogias do "aprender a aprender" e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimento. Disponível em http://www.anped.org.br/rbe18/04-artigo03.pdf, acessado em 23 de outobro de 2006.

Um comentário:

Kátia Uchôa disse...

Olá Cynthia:

Concordo que a pedagogia aprender a aprender transcender um método, uma vez que envolve além disso toda uma mudança de paradigma, nessa concepção de ensino aprendizagem o aluno está no centro do processo como um ser ativo e consciente.

1 - Por outro lado, não compreendi como vc que “aprender fazendo” sejá o mesmo que “aprender por conta própria”. Compreendi que é aquela aprendizagem que o aluno precisa estar na ação seja produzindo um texto, um programa, num software, descobrem maneiras de aprender aplicando algo na prática, um conceito matemático por exemplo.

2- Concordo que ambos conhecimentos são importantes, porem os conhecimentos ciêntíficos quando são transpostos de maneira transmissivas de forma que o aluno não consiga aprender o método científico da ciência estudada é que seria negativo.

3- Qual seria a maior contribuição da educação nos tempos atuais, ou como vc costuma chamar “transmoderno” - se não “ensinar o aluno a pescar”???? Ou seja, desenvolver a "autonomia" do aluno para que este seja capaz de sobreviver no mundo cercado por informação não seria o ideal????