O termo aprender a aprender, muito usado hoje, nos remete à idéia de autonomia do aluno, sendo o processo de ensino-aprendizagem mais voltado a este, já que ele estaria voltado a descobrir o que lhe interessa em relação a algum tema abordado. Porém, com um auxílio do professor que o oriente nessa busca. Pois, o seu papel passa a ser o de orientador, direcionando o aluno nesse processo e o ajudando a se desenvolver como ser crítico, com um pensar flexível em relação àquilo que ele já sabe e que está aprendendo, na tentativa de levá-lo a uma reflexão, buscar e pôr em prática os saberes pré-existentes para uma aprendizagem significativa na construção de novos conhecimentos e que seja capaz de ir atrás do que está faltando. Neste tipo de aprendizagem, o aluno deve estar disposto a trabalhar colaborativamente, isto é o que Delors chama de aprender a conviver. Seria o saber ouvir e respeitar as diferenças individuais, tentando sempre viver num ambiente democrático, onde a opinião, a participação e a personalidade do outro são respeitadas, para que haja uma relação dialógica, sendo capaz de trabalhar em grupo e com diferentes estratégias. Pode-se dizer que, nesse novo conceito, o aluno sai totalmente do papel de passivo e passa a ser ativo na construção de seu conhecimento.
Bibliografia:
DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir – São Paulo: Cortez, 2006. 10 ed.
GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da educação. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392000000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=pt> acesso em 26 out. 2006
CUNHA, Miriam Vieira da; SILVA, Edna Lúcia da. A formação profissional no século XXI: desafios e dilemas. Disponível em < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652002000300008&lng=es&nrm=iso&tlng=pt> acesso em 26 out. 2006
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