O conectivismo, teoria da aprendizagem para a Era Digital, defende a ideia de que o conhecimento está no
mundo mostrando a influência da tecnologia na forma como as pessoas vivem, se
comunicam e como elas aprendem. Segundo essa teoria o processo de aprendizagem
é contínuo e constante e faz parte da vida cotidiana.
Diferente
do construtivismo de Piaget e do construcionismo de Papert, no conectivismo a
aprendizagem pode estar fora do indivíduo de modo que, em muitos casos ele é
impulsionado a agir sem ter o domínio de determinado assunto.
Existem controvérsias em relação ao reconhecimento do conectivismo
enquanto uma teoria da aprendizagem, no entanto, é inegável que ele fornece aspectos sobre o aprendizado de habilidades e
competências necessárias aos alunos da nova Era Digital.
Um comentário:
Prezada Margarida,
Ao dizer que "é inegável que ele (o conectivismo) fornece aspectos sobre o aprendizado de habilidades e competências necessárias aos alunos da nova Era Digital", acredito que a possibilidade de aplicação está nas muitas ferramentas tecnológicas (blog, wikis...) que, estimulam e contribuem para a ampliação do conhecimento e para o desenvolvimento de uma aprendizagem autêntica.
Postar um comentário