O TPACK é utilizado como instrumento para
formação de professores onde aborda os saberes necessários para a eficaz
integração das tecnologias digitais da informação e comunicação na escola. Contribui para
integrar a tecnologia na prática profissional e aborda uma natureza
complexa, multifacetada e situada no conhecimento. Proporciona a interação de
três formas principais de conhecimentos, ou saberes que podem ser vistas de
forma individual ou integradas: conteúdo (CK), pedagogia (PK) e tecnologia
(TK). É preciso saber o que, como e
quando utilizar a tecnologia a seu favor no ensino, ser criativo e ousado.
A abordagem do professor baseada em TPACK permite que um
conteúdo seja ensinado de diferentes maneiras, de acordo com as necessidades de
aprendizagem dos alunos. Assim, o professor requer flexibilidade e fluência, e
não apenas um currículo baseado em conteúdo, mas também com a pedagogia,
tecnologia e contexto, recordando que cada um influencia o outro de forma
generalizada.
REFERÊNCIA:
Matthew J. Koehler; Punya Mishra. Introducing TPCK.Handbook
of Technological Pedagogical Content Knowledge (TPCK),cap. 1. Ed. AACTE Committee on Innovation and Technology.
Um comentário:
Prezada Valéria,
O importante é enxergar esse referencial como aliado ao projeto de formação intelectual e humana para os professores e, consequentemente, para a realização de um bom trabalho com o uso das tecnologias no cotidiano escolar.
Postar um comentário