9.11.12

Technological Pedagogical Content Knowledge (TPCK ou TPACK)
O TPACK é utilizado como instrumento para formação de professores onde aborda os saberes necessários para a eficaz integração das tecnologias digitais da informação e comunicação na escola. Contribui para  integrar a tecnologia na prática profissional e aborda uma natureza complexa, multifacetada e situada no conhecimento. Proporciona a interação de três formas principais de conhecimentos, ou saberes que podem ser vistas de forma individual ou integradas: conteúdo (CK), pedagogia (PK) e tecnologia (TK). É preciso saber o que, como e quando utilizar a tecnologia a seu favor no ensino, ser criativo e ousado.
A abordagem do professor baseada em TPACK permite que um conteúdo seja ensinado de diferentes maneiras, de acordo com as necessidades de aprendizagem dos alunos. Assim, o professor requer flexibilidade e fluência, e não apenas um currículo baseado em conteúdo, mas também com a pedagogia, tecnologia e contexto, recordando que cada um influencia o outro de forma generalizada.
 
REFERÊNCIA:
Matthew J. Koehler; Punya Mishra. Introducing TPCK.Handbook of Technological Pedagogical Content Knowledge (TPCK),cap. 1. Ed. AACTE Committee on Innovation and Technology.
 

Um comentário:

Aletheia Oliveira disse...

Prezada Valéria,
O importante é enxergar esse referencial como aliado ao projeto de formação intelectual e humana para os professores e, consequentemente, para a realização de um bom trabalho com o uso das tecnologias no cotidiano escolar.