Embora não haja uma definição universalmente aceita de cyberstalking, em vários relatórios de justiça do EUA, esse termo faz referência ao uso da Internet, do e-mail, e de outros dispositivos de comunicações eletrônicas e redes sociais usadas para perseguir outra pessoa.
Stalking, geralmente é um assédio ou comportamento ameaçador que um indivíduo profere, contra uma pessoa, aparecendo na casa ou no local de trabalho, tornando assédio; telefonemas, mensagens escritas, ou torpedos e ou objetos, ou ainda vandalizar a propriedade de uma pessoa. Além de todos os exemplos citados, incluem também ameaças contra a família imediata da vítima e esse comportamento pode ser um prelúdio para a perseguição e violência e deve ser tratada com seriedade e preocupação.
O cyberstalking que não envolve o contato físico pode criar a falsa impressão de que é mais benigno do que stalking físico, gerando uma cultura da impunidade. Por isso é importante previnir-se
Dicas de prevenção:
- Não compartilhar informações pessoais em espaços públicos em qualquer lugar on-line, nem dar-lhe a estranhos, incluindo e-mail ou salas de chat. Não use seu nome real ou apelido como seu nome de tela ou ID de usuário. Escolha um nome que é gênero e idade diferente. E não postar informações pessoais como parte de qualquer perfil de usuário.
- Seja extremamente cauteloso sobre o encontro com pessoas de conhecimento on-line. Se você optar por conhecê-la, faça-o em um lugar público e opte por levar um amigo.
- Certifique-se que seu provedor e Internet Relay Chat (IRC) de rede tem uma política de uso aceitável que proíbe cyberstalking. E se a sua rede não responder a suas queixas, considerar a mudança para um provedor que é mais sensível às reclamações dos usuários.
- Se uma linha de situação torna-se hostil, fazer logoff ou navegar em outros lugares.
Para refletir e ampliar nossas discussões. Fica a questão. Quais seriam os reflexos dessa perseguição digital?
Dicas de Filme: Trust - Confiar é um filme de suspense dirigido por David Schwimmer e baseado em um roteiro escrito por Andy Bellin e Robert Festinger. É estrelado por Clive Owen, Catherine Keener e Liana Liberato. O filme serve de exemplo e buscou orientar e alertar pais, professores e responsáveis para os perigos das redes sociais e da internet na vida dos nossos adolescentes.
Disponível em http://en.wikipedia.org/wiki/Trust_(2010_film). Acesso: 11 de nov. de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário