As salas de aula têm percorrido um longo caminho.
Houve um crescimento exponencial da tecnologia educacional ao longo dos últimos anos.
Dos retroprojetores aos iPads, é importante compreender não só o que está por vir, mas também o lugar onde tudo começou.
3 comentários:
A tecnologia realmente tem "evoluído", mas o que percebemos é que os professores ainda não estão acompanhando esta evolução. Para efetivar esta evolução, seria preciso pensar em inovação o que, infelizmente, não está acontecendo. O que encontramos hoje é a substituição do lápis e do caderno, pelo computador. Sem ter muitas mudanças na prática docente.
Sugestão de leitura:
1 - Novas tecnologias e Velhos currículos: já é hora de sincronizar http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/viewFile/3159/2090?origin=publication_detail
2- Cultura Digital e Escola:pesquisa e formação de professores
http://1.bp.blogspot.com/-qF1_-2ji97o/UG2T3HfRkmI/AAAAAAAACFs/TOXP9RE7zyI/s1600/LivroFantin.jpg
A tecnologia poderia contribuir muito com a dinâmica da sala de aula, tornando as aulas mais interessantes e mantendo os alunos motivados, mas infelizmente a escola ficou para traz e ainda não conseguiu acompanhar a evolução tecnológica.
A evolução tecnológica caminha a passos largos enquanto a "nossa" capacidade (devido a vários motivos, sejam profissionais, sociais, acadêmicos, pessoais...)para acompanhar essas "novas" ferramentas, caminha a passos curtos.
O Google, recentemente, acaba de lançar um novo aplicativo, gratuito, destinado aos docentes e discentes: O Google lança hoje (12/08/2014) no mundo inteiro o Google Classroom, novo produto da empresa voltado para alunos e professores.
"Basicamente, o que a ferramenta faz é organizar recursos do Google Drive, Hangout e outros serviços do Google de forma a torná-los mais interessantes para quem está na escola."
Para os interessados acessar o link: .
É o Google e é gratuito!
Postar um comentário