Para uma efetiva participação em um debate no tema da educação na pós-modernidade, previsto na agenda da disciplina, a leitura de alguns textos, aqui tomados como básicos, será útil como uma referência inicial. Evidentemente que o debate não se restringirá ao que está nos textos. O debate acontecerá pelas reflexões dos participantes, a partir dos textos lidos e considerada a sua experiência enquanto professor.
CHEVITARESE, L. (2001). As
“Razões” da Pós-modernidade. In: Analógos. Anais
da I SAF-PUC. RJ.
DANIEL, J. (2002).
A educação em um mundo pós-moderno. (Texto preparado para o XVI Congresso Mundial de Educação Católica. Brasília, abril de 2002)
FRIDMAN, L. C. (1999). Pós-modernidade: sociedade da imagem e sociedade do conhecimento. Hist. Cienc.,Saúde-Manguinhos, v.6. n.2.
p. 353-75.
GATTI, B. A. (2005).
Pesquisa, educação e pós-modernidade: confrontos e dilemas. Cad. Pesq., v. 35, n. 126, p. 595-608.
GOMES, J. B.; CASAGRANDE, L. D. R.
(2002). A educação reflexiva na pós-modernidade: uma revisão bibliográfica. Rev.
Latino-Am. Enfermagem. v.10. n.5.
Outros textos, complementares, poderão (ou deverão?) ser lidos. O tempo disponível poderá ser o fator determinante nesse caso.
ANDERSON, P. PENCHEL, M. (1999). As origens da pós-modernidade. São Paulo: Zahar.
LOMBARDI, J C. (Org.).
(2003). Globalização, pós-modernidade e educação: história, filosofia e
temas transversais. 2.ed. Campinas: Autores Associados.
2 comentários:
Tendo como referência os textos indicados, principalmente o escrito por John Daniel (A educação em um novo mundo pós-moderno, 2002), é possível destacar algumas características da pós-modernidade: é marcada pelo relativismo, pelo subjetivo e destaca a importância do conhecimento funcional.
Link para download do livro de Perry Anderson "As origens da pós-modernidade".
http://www.iau.usp.br/pesquisa/grupos/nec/midiateca/plog-content/images/03-textos/livroscap__tulo-ou-ensaios-de-uma-obra/anderson-perry-as-origens-da-pos-modernidade-1.pdf
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