19.9.14

Aula do dia 18/09 - Digitalism

Discutimos acerca do possível fim do livro impresso. Senso comum, que como existem quatro tipos de leitores, o livro virtual virá agregar uma nova modalidade de leitura mas não acabará com os livros impressos. De certa forma, ele permite uma maior velocidade na disseminação das informações. Com o livro virtual, pessoas de todo mundo podem acessar, ao mesmo tempo, uma aula virtual, uma sala de discussão e ler os livros indicados sem a necessidade do envio dos exemplares impressos ( o que aumentaria o tempo e o custo do excesso à informação).


3 comentários:

Joadne disse...

Extrapolando um pouco mais, discutimos, também, o motivo pelo qual as tecnologias não são absorvidas pela Educação. Obviamente é uma questão polêmica e todos expuseram suas opiniões. Quero deixar a minha aqui: falta de preparo do profissional e o que é pior, falta de vontade em aprender. Aulas mais elaboradas, utilizando as mais novas tecnologias (como, por exemplo, o smartphone - Mobile Learning) "dá trabalho". Alegam que "não ganham o suficiente" para tanto trabalho. Penso: então mudem de profissão.

Fernanda Costa disse...

Concordo que uma das dificuldades em integrar pedagogicamente as TDIC na educação esteja relacionada com o papel do professor. Infelizmente, o professor reproduz as técnicas aprendidas durante a graduação e muitas vezes, tem receio em inovar. Este é um dos problemas da nossa realidade educacional. Desta forma, é preciso investir na formação continuada de professores. Porém, conforme foi conversado existe também o comodismo do aluno e do professor. Realmente é preciso pensar como será possível integrar pedagogicamente as TDIC no ensino.

Unknown disse...

Deparamos com a seguinte realidade a falta de estrutura nas escolas e não de tecnologia.Nós educadores precisamos nos conscientizar de que a educação depende da interação. Então é preciso criar um ambiente interativo e saber o que fazer com as várias possibilidades que as tecnologias apresentam para utilizá-las como facilitadora do processo de aprendizagem.Direcionar o aluno a acessar a internet de modo crítico, criativo e re-significante.