13.9.14

Nova escola, nova forma de educar?

A educação brasileira foi tema do programa Espaço PUC, da PUC TV, no último dia 04 de setembro. A PUC TV é um laboratório para estudantes de Comunicação Social da PUC Minas.

O programa contou com a participação dos professores Cláudio de Moura Castro, que foi diretor geral (hoje o cargo é de presidência) da CAPES e ali implantou, em 1976, o sistema de avaliação da Pós-graduação, e Mariana Veríssimo, do Departamento de Educação da PUC Minas.


As tecnologias digitais não são objeto de debate nessa matéria sobre a escola que estaria revolucionando o ensino em Belo Horizonte, ainda que laptopstablets e smartphones apareçam nas mãos de professores e estudantes.

No primeiro bloco foi mostrada e debatida a experiência da Escola da Serra, sediada em Belo Horizonte, com uma proposta inovadora, que - literalmente - derruba as paredes das salas de aulas. É uma proposta que, claramente, se aproxima da Escola da Ponte, localizada em São Tomé de Negrelos, Portugal. 

Utopia? Realidade, para poucas ou para a totalidade das escolas brasileiras?


Para Moura Castro a boa escola - ele não aceita a ideia de escola ideal - é aquela que faz o bom "arroz com feijão", que faz o que ele chama de "construtivismo pré-construído".  A professora Mariana traz uma proposta de escola que se preocupe com a construção de autonomia, com a auto-avaliação. Certamente os entrevistados divergem em sua visão sobre a escola que precisamos. Mas é da divergência que surgem as questões para o pensar, o debater.

Bloco 1


Bloco 2

Nenhum comentário: