O vocábulo "currículo" tem a sua origem na palavra latina "scurrere", que significa correr.
Mas afinal o que é Currículo?
Para talvez a maioria das pessoas, o resumo do que andou fazendo na vida, os trabalhos que executou, o documento que pode abrir portas para um novo trabalho.
Na academia, o curriculum vitae, scolaris et studiorum.
Para o Dicionário Interativo da Educação Brasileira, o conjunto de disciplinas sobre um determinado curso ou programa de ensino ou a trajetória de um indivíduo para o seu aperfeiçoamento profissional..
Para a Wikipedia, é a interação planejada dos alunos com o conteúdo instrucional, materiais, recursos e processos para avaliar a consecução dos objetivos educacionais.
Para o site Canal do Educador, trata-se de um instrumento político que se vincula à ideologia, à estrutura social, à cultura e ao poder.
Mas o que é currículo, enquanto conceito para a disciplina?
Como falar de inserção curricular das tecnologias ou de um currículo para o uso de tecnologias?
Para chegarmos a um conceito de uso comum e entender a sua articulação com as tecnologias digitais, no próximo encontro da disciplina faremos uma discussão a partir da leitura e da reflexão sobre o artigo "Novas tecnologias, velhos currículos. Já é hora de sincronizar", publicado na revista científica e-Curriculum, do Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo da PUC/SP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário