12.9.14

Digitalismo

As tecnologias móveis, como smartphones e tablets, são utilizadas por mais e mais pessoas, de diferentes estratos sociais, proporcionando uma espécie de "desterritorialização", não no sentido adotado por Deleuze e Guattari, mas na perspectiva de que a experiência de vida/na vida dos indivíduos não mais depende de sua proximidade física, geográfica, em relação às comunidades na quais se insere. Se a desterritorialização exige uma reterritorialização, podemos e devamos pensá-la na virtualidade. Porém a conquista desse no território não implica no abandono do velho. Somamos territórios, nos tornamos "multiterritoriais", na ubiquidade permitida pelas tecnologias digitais ao usuário. 

Mais do que nunca, vivemos a pluralidade comunitária, podemos assim dizer; cada um de nós é parte de muitas comunidades, para além das tradicionais da família, da vizinhança, do local de trabalho. Na virtualidade, os digitalmente incluídos integram "multi-coletividades", vivendo "multi-culturas".


Na sociedade contemporânea, a natureza das relações entre pessoas se altera significativamente. Temos amigos virtuais, dos quais no máximo vimos a face em uma imagem na internet, imagem essa de cuja realidade podemos sequer ter certeza. Nos inserimos em comunidades que não têm um espaço geográfico definido; estamos aqui, ali, acolá.

Como destacam Jonathan Bowen e Tula Gianni, no artigo "Digitalism. The new realism?", "os indivíduos podem viver em uma 'bolha digital', perto de outras pessoas fisicamente, mas longe deles em seu mundo digital". Em síntese, podemos viver distante do próximo e próximo do distante. Mais do que nunca estaremos abertos para a diversidade, a pluralidade de todas das ordens. Acolhemos o mundo em nossas computadores, nos oferecemos para o mundo através deles.

No seu artigo, Bowen e Gianni exploram exemplos desse fenômeno, no contexto das artes, em particular, e da cultura em geral. E acabam nos forçando pensá-lo na perspectiva da escola. Escola que tradicionalmente tem sido um mundo fechado, acanhado, falando de si para si mesma e que hoje, como registra Lúcia Santaella, é desafiada pela ubiquidade possível para quem "navega pelas arquiteturas líquidas informacionais do ciberespaço".

Se o digitalismo é a nova realidade, como nela se inserirá a escola?

Esse é o tema em discussão no encontro previsto para o dia 18 de setembro.

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