12.9.14

Parte dos professores acha o computador desnecessário no ensino

No encontro de ontem, Flávia chamou a atenção para matéria do Jornal Nacional, da TV Globo, sobre uma pesquisa que relevou que parcela considerável dos professores, de regiões onde a tecnologia está mais disponível nas escolas, rejeita o uso do computador. 

Possivelmente para surpresa maior dos que transitam na área de Educação, nas regiões Sul e Sudeste do país foram registrados os maiores índices de professores  que entendem que os computadores não são necessários no ensino. 

Na matéria, o professor César Nunes comenta o que pode ser considerada uma das razões possíveis para esse reconhecimento parcial (ainda que pequeno) da relevância das tecnologias digitais na educação.

pesquisa chama, ainda, a atenção até porque muito do uso que se faz do computador na escola é exatamente com a finalidade de ensino, com seu papel na aprendizagem sendo pouco percebido e estimulado. 

2 comentários:

Anônimo disse...

É exatamente esta matéria professor Simão. Acho que ela ilustra bem o que discutimos em sala sempre: a diferença de percepção da importância da tecnologia em sala de aula - por professores e alunos.

Saulo Furletti disse...

Considero a inserção do computador no ambiente escolar algo inevitável. Mas entendo que esta tecnologia deve também reunir componente eletrônicos, controláveis via software (sketh, Minibloq, entre outros). Atualmente um dos recursos físicos de baixo custo e de fácil utilização na educação é o Arduino. Tudo isso aplicado, com base em uma engenharia didática, pode resultar uma interpretação diferente da relatada pelos professores na entrevista do Jornal Nacional. Enfim, qual será a representação social dos sujeitos envolvidos nesta proposta de tecnologia na educação?