Na aula de ontem, as redes sociais foram o tema. Alunos e alunas, com seus notebooks e netbooks, foram provocados a pensar sobre essa questão. Com as máquinas conectadas na rede wireless - alguns trouxeram modem 3G - os estudantes, atentos, se envolveram efetivamente na tarefa desenhada pelo professor Simão Pedro P. Marinho.
No início da aula cada aluno e aluna foi indagado sobre o que considera como sendo uma "rede social". A maioria, quase totalidade, ligou a idéia de rede social à virtualidade, ou seja, dependente da tecnologia.
Em seguida, todos foram solicitados a responder a uma pesquisa on-line, organizada no Zoomerang. A proposta era a do professor poder saber, no início da abordagem do assunto, se os alunos e alunas conhecem e utilizam algumas redes e mídias sociais, além do Twitter, cuja utilização já é uma tarefa rotineira na disciplina.
A diferença conceitual entre redes sociais e mídias sociais foi discutida após a visualização dos resultados da pesquisa e de um vídeo. A consulta à Wikipedia e as buscas na rede de diferentes conceitos, ainda durante a aula, foi estimulada pelo professor.
O assunto provocou muitas tuitadas ao longo da aula, na socialização das reflexões e como um relato do debate. O Twitter da disciplina tem seu acesso restrito a alunos e professores.
Houve até uma recomendação para que o pessoal desse uma olhadinha no trailler do filme "A rede social", que em breve estará em cartaz nos cinemas brasileiros, que conta como Mark Zuckerberg, o hoje jovem milionário criou o Facebook, do qual é o CEO.
6 comentários:
Que pena que perdi esta aula.
Giane
Giane,
você pôde constatar: faltar aos encontros de EST não faz bem. :-)
Cada momento com esta turma é imperdível.
Portanto, não falte mais, para poder aproveitar cada um dos encontros que ainda virão.
Nossa Giane você perdeu mesmo, a aula foi ótima! Professor Simão, o vídeo ficou muito legal. Que as aulas continuem tão interativas e sobretudo reflexivas... Um abraço!
Bom Giane, tenho que concordar com o professor e com o Ramon, esta última aula, na minha humilde opinião, foi a melhor. Pena que não aproveitei mais, pois estava sem notebook, mas na próxima estarei equipado.
Realmente, a aula foi espetacular, assim como tantas outras aulas do prof Simão. Aulas que nos levam a refletir sobre as inúmeras possibilidades do uso das TDICS na sala de aula e, o melhor, vemos tudo na prática. Prova de que é fazendo que se aprende a fazer.
Postar um comentário