13.9.10

A ERA DOS GAMES - Como usar os games eletrônicos como um método interativo de ensino de geografia

JOGOS E GEOGRAFIA
A geografia é uma disciplina que nos abre uma vertente com diversos temas, sem contar a importância da correlação entre Geografia e os temas de atualidades. Por outro lado, requer também uma grande capacidade de abstração por parte do aluno, pois, além do material que é mostrado como fotos e vídeos, quanto maior for a interação e a prática, melhor será a assimilação dos conteúdos. Aqui vamos nos ater aos jogos específicos desenvolvidos com o objetivo de ensinar, mas isso não significa que os jogos comerciais não podem ser usados com finalidades de demonstrações em salas de aula, principalmente nas aulas de Geografia, pois geralmente os jogos históricos possuem cenários com paisagens mais fiéis, demonstrando relevos, clima e etc. Outra forma de se lidar com esse nicho mais fictício de games é identificar o que difere da realidade, apenas ideias que poderão ser modificadas, aprimorar etc. Alguns modelos definem como trabalhar aspectos geopolíticos, aliados à realidade mundial e assim é possível explicar a uma criança ou adolescente o que é a vida de um refugiado ou como é a vida dentro de um campo de concentração.Instituições como a GAMES FOR CHANGE apostam em projetos desse tipo para tornar conhecidas algumas duras realidades. Um jogo muito simples, porém divertido e altamente desafiador, é o IQ TRAVEL, que apresenta uma série de modalidades, entre elas, como reconhecer bandeiras, fotos ou mesmo a exata localização das cidades que o sistema pede. Quanto mais próximo for o lugar que o participante clicar no mapa, maior a quantidade de pontos que fará e, ao fim de cada desafio, receberá uma nota pelo seu desempenho.
Fonte: Revista Conhecimento Prático Geografia - fevereiro de 2010

2 comentários:

Roanjali disse...

Colegas e professores,

Inúmeras pesquisas nos mostram as vantagens da utilização de jogos na educação. O IQ Travel, além de possibilitar o desenvolvimento e a associação das idéias poderá permitir a aprendizagem da cultura geral de nosso país.

Quais as outras habilidades vocês acham que ele poderá desenvolver?

anatriz disse...

A neurociência comprova que aprendemos mais facilmente tudo que está ligado às emoções, aos sentimentos. Enquanto tentamos ensinar ao "cerébro", os meios de comunicação falam ao "coração" e atualmente são mais eficazes no ensino que as escolas (o problema é o que ensinam). Os jogos são grandes aliados da aprendizagem, aliando motivação (alcançar um objetivo) e prazer. Portanto, podem ser utilizados para o desenvolvimento de diferentes habilidades...