Blog da disciplina "Educação, sociedade e tecnologia", do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, sob a responsabilidade do Prof. Dr. Simão Pedro P. Marinho.
8.12.10
PESQUISA - SEM FOCO NA FORMAÇÃO
"Estudo da Fundação Victor Civita mostra que reuniões pedagógicas não são prioridade na rotina do coordenador". Revista Gestão Escolar Nº 11 Dezembro/2010.
Segundo Vera Maria Nigro de Souza Placco, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação e Psicologia da (PUC-SP) que é responsável por este estudo, o principal papel dos coordenadores pedagógicos deveria ser a formação em serviço dos professores, porém a pesquisa mostra que eles dedicam a maior parte do tempo a outras atividades, que são:
- atendimento a ligações de pais;
- acompanhamento da entrada e saída dos alunos;
- conferência da organização das salas;
- Substituição de professores que faltam;
- Outras solicitações dos sistemas de ensino.
Neste sentido, uma de suas funções principais que é elaborar o planejamento pedagógico e buscar melhorias constantes para o ensino e a aprendizagem tem sido relegada.
Ao serem questionados sobre essas questões, os Coordenadores Pedagógicos que participaram da pesquisa, relataram as seguintes problemas que os preocupam:
- 43% reclamam da falta de participação dos pais;
- 47% apontam questões ligadas aos alunos;
- 35% dão respostas relativas à infraestrutura;
- 31% citam problemas com os professores ;
- 14% indicam aspectos da gestão da aprendizagem e
- 15% apontam a falta de tempo.
Precisamos então refletir e analisar:
Na prática, qual será então o perfil do Coordenador Pedagógico no Brasil?
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