9.10.08

Diálogo com o livro

1. DIÁLOGO COM O LIVRO ( do livro Fábulas e Parábolas: aprendendo com a vida - parte 2, apresentando a parte 1, de Adailton Altoé)

Feliz pelo fato de ter sido procurado na estante da livraria. O livro de Fábulas e Parábolas interpelou o/a leitor/a carinhosamente:
_ Olá amigo/a leitor/a! Por que está me olhando assim?
_ Porque te achei interessante. Você está com uma cara muito boa.
_ Pois então, seja bem-vindo/a. Estou inteiramente a disposição.
_ Bem, muito obrigado/a! Mas, deixa-me primeiro dar uma olhada em suas orelhas.
_ Tudo bem! Contudo, lembre-se de verificar também seus ouvidos.
_ Mas para que verificar meus ouvidos? Por acaso estão sujos?
_ Não me compreendas mal. Estou apenas te convidando para fazer o exercício da escuta, para captar o que há de mais profundo em meu interior.
_ Como assim? Suas páginas são escritas e não há som nelas.
_ É que no meu interior há a descrição de experiências significativas para serem saboreadas.
_ Uai! Já passou do ouvido para a boca. Está achando que vou comer suas páginas?
_ Parece-me que você não entendeu. Por isso aproveite para dar uma olhadinha em meu índice e uma passeada através dos títulos.
_ Que coisa... Está querendo me conduzir de corpo inteiro para dentro de você?!
_ Isto mesmo! Agora começamos a nos entender.
_ E por que devo mergulhar em você por inteiro?
_ Ah! Agora gostei, se compreendi bem, você falou em mergulhar. Este é nosso objetivo fundamental: ajudá-los/las a reviver suas próprias experiências e sistematizá-las, resgatando sobretudo o que há de positivo nelas.
_ Espera aí... Está querendo me comparar com essa bicharada e objetos e comparar minha história com suas histórias?
_ Bom, o que queremos mesmo é resgatar a dignidade dos pobres, oprimidos e marginalizados, despertando em todos os valores fundantes de liberdade, de justiça, de igualdade, de partilha e de serviço, que nos fazem mais fraternos, solidários e felizes.
_ Que coisa bonita!
_ Partilhe você também sua experiência. Posso servir como chave de abertura.
_ Ótimo! Já estou seduzido/a e sentindo a vida pulsar em meu corpo. Obrigado/a!

Nenhum comentário: