24.10.08

Na última reunião da ANPED, foi apresentado, por Valdinei Marcolla (UFPel), o artigo "Como professores e alunos percebem as tecnologias de informação e comunicação nos cursos de licenciatura". O autor sustenta que a inserção das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) no âmbito educacional não deve propiciar um mero contato de alunos e professores com a máquina, mas possibilitar maneiras distintas de utilização das ferramentas tecnológicas, a fim de consolidar mudanças na ação educativa. Para tanto, é necessário haver uma profissionalização continuada dos professores e uma aproximação deles com as TICs, tornando possível uma formação para lidar crítica e pedagogicamente com as tecnologias. Também é importante pensar a introdução das TICs no espaço de formação docente, vinculado a um projeto maior de Estado e a um conjunto de políticas públicas para as Instituições Federais de Ensino Superior.
Link: http://www.anped.org.br/reunioes/31ra/1trabalho/GT16-5005--Int.pdf

Abraços a todos,`
Paula

2 comentários:

Jorge Dantas disse...

Paula,
muito bacana você nos ter ofertado a leitura desse texto.
Concordo inteiramente com o que diz o autor.
Destaco a frase dele que diz "(...) apenas levar as TICs para o contexto escolar não pressupõe maior
qualidade no ensino (...) o uso das TICs tem que ocorrer de forma consciente e com
conhecimento das possibilidades de uso (...).
Sim. Lembro então de duas expressões:
Primeira: Ninguém nasce sabendo;
Segunda: o uso do cachimbo é que faz a boca torta.
Ou seja: de nada realmente adianta chegar para o professor, para o aluno e dizer: "temos ali na sala de informática tantos computadores para vocês utilizarem". Passa o tempo e até "dá mofo" nos bits e nos chips.
É preciso "continuamente" proporcionar possibilidades de uso da tecnologia com suporte técnico e pedagógico adequado que interiorize em cada indivíduo "
o uso das TICs de forma consciente e com conhecimento das possibilidades de uso", como diz o autor.

Jorge

eclom disse...

Paula,
obrigada por compartilhar uma comunicação recente, tratando sobre um tema de pesquisa de nosso interesse.
Concordo com o autor, defendo e discuto na minha dissertação a questão da educação continuada de professores em serviço para o uso das TICs , visto que a maioria deles não tiveram essa experiência na formação inicial.
"[...]é necessário oferecer ao professor maneiras distintas de trabalhar com as ferramentas tecnológicas para que se consolidem mudanças na ação educativa."