O termo podcast foi criado com base na junção do nome iPod (player de MP3) e da palavra Broadcasting (que significa radiofusão em português). Trata-se de um arquivo de áudio, transmitido pela web, com conteúdo diversificado.
Esse tipo de formato também é muito utilizado em blogs. Em vez de escrever um post, por exemplo, o usuário grava um podcast e disponibiliza no blog. São muitas as possibilidades dos usos de Podcast como a transmissão de notícias, entrevistas e diversão. Saiba mais sobre podcast.
A escola poderá utilizar o podcast, tanto nas experiências em sala de aula, na criação de textos para gravar o podcast, desenvolvendo a linguagem escrita e a oralidade dos alunos, como para divulgar projetos da escola, estimulando a criatividade.
Esse tipo de formato também é muito utilizado em blogs. Em vez de escrever um post, por exemplo, o usuário grava um podcast e disponibiliza no blog. São muitas as possibilidades dos usos de Podcast como a transmissão de notícias, entrevistas e diversão. Saiba mais sobre podcast.
A escola poderá utilizar o podcast, tanto nas experiências em sala de aula, na criação de textos para gravar o podcast, desenvolvendo a linguagem escrita e a oralidade dos alunos, como para divulgar projetos da escola, estimulando a criatividade.
O projeto JovEMPAM, implementado em uma escola municipal de Belo Horizonte como trabalho de pesquisa do mestrando Rodrigo Vieira, da PucMinas, orientado pelo Prof. Simão Pedro P. Marinho, é um bom exemplo de como pode ser usado o Podcast na escola.
Abraços,
Maria Jacy
2 comentários:
Jacy,
São ricas as possibilidades que podem advir a partir do uso do podcast na escola. Ontem, por coincidência, num seminário de pesquisa em pós-graduação no CEFET-MG, assisti a uma apresentação de um projeto de pesquisa de mestrado que tem como objetivo investigar as contribuições da linguagem radiofônica jornalística aos podcasts educativos.
Abraços,
Paula
Jacy,
Mais um de inúmeros recursos disponíveis na Web 2.0. É preciso que os professores saiam da posição de acomodação e partam para uma prática mais criativa, participativa e atrativa, assim teremos aulas mais motivadoras e alunos ativos.
Abraços,
Raquel
Postar um comentário