12.9.12

A escola e as tecnologias



Como são nossas escolas: espaços de convívio, de desporto, de cultura, de trabalho em equipe, de inovação e experimentação?  Será que nossas escolas permitem uma aprendizagem colaborativa e reflexiva? E a tecnologia, como vem sendo utilizada nesse espaço?
O fio da história apresentado pelo professor em nosso último encontro demonstra que mudanças de posturas e mudanças pedagógicas devem ser analisadas, refletidas e discutidas nos espaços escolares uma vez que os três pilares: oralidade, quadro e livro, são predominantes na transmissão do saber.  O modelo de escola ainda continua caracterizado (carteiras enfileiradas, conteúdos objetivos...), apenas inseriu-se novos instrumentos.
Na sociedade atual, o grande desafio é utilizar-se desses instrumentos tecnológicos visando uma atitude reflexiva e crítica, uma vez que já fazem parte do cotidiano da maioria dos alunos. Por mais que a tecnologia seja um instrumento fundamental para aquisição de novos conhecimentos, devemos ter consciência de que o descobrir, o questionar, o aprender a aprender, o refletir somente tem condições de prosperar com a mediação do professor e com a reformulação de princípios, conteúdos, metodologias e práticas compatíveis com a potência dos instrumentos tecnológicos.  O importante é  que as tecnologias sejam utilizadas como um instrumento a mais no processo educacional, objetivando a  formação de indivíduos capazes de pensar e criar, saber trabalhar coletivamente e cooperativamente, estimulando todo potencial cognitivo, afetivo e social que os alunos possuem.

3 comentários:

margofreitas disse...

É isso mesmo Alethéia.
O modelo de escola é o mesmo, mas os tempos são outros.
Esse novo tempo exige uma postura da escola diferente da tradicional.
E também professores críticos, reflexivos que possam conduzir seus alunos a se tornarem cidadãos responsáveis,autônomos, que possam refletir criticamente sobre a realidade que os cercam.
Esse me parece um desafio: conscientizar o professor dessa nova realidade e do importante papel que ele desempenha nesse contexto atual.

Aletheia Oliveira disse...

Olá, Margarida!
Concordo com você sobre o grande desafio que tem os professores diante dessa realidade onde as tecnologias estão cada vez mais presentes entre os alunos e no contexto educacional.

Renato Kennedy disse...

Acho importante a colocação de que as tecnologias educacionais objetivem a formação de indivíduos críticos que saibam trabalhar coletivamente e, principalmente, que esta educação tecnológica venha a estimular não só o potencial cognitivo, mas também os aspectos afetivos e sociais dos alunos.
Quanto ao questionamento “Será que nossas escolas permitem uma aprendizagem colaborativa e reflexiva?”, acredito que há um longo caminho a ser percorrido em nossa sociedade, pois convivemos com um restrito número de escolas de excelência e uma imensa gama de escolas em situação precária de ensino, isso devido ao enorme fosso social que assola nosso País.