Como são nossas escolas: espaços
de convívio, de desporto, de cultura, de trabalho em equipe, de inovação e
experimentação? Será que nossas escolas
permitem uma aprendizagem colaborativa e reflexiva? E a tecnologia, como vem
sendo utilizada nesse espaço?
O fio da história apresentado
pelo professor em nosso último encontro demonstra que mudanças de posturas e mudanças
pedagógicas devem ser analisadas, refletidas e discutidas nos espaços escolares
uma vez que os três pilares: oralidade, quadro e livro, são predominantes na transmissão do saber. O modelo de escola ainda continua
caracterizado (carteiras enfileiradas, conteúdos objetivos...), apenas
inseriu-se novos instrumentos.
Na sociedade atual, o grande
desafio é utilizar-se desses instrumentos tecnológicos visando uma atitude
reflexiva e crítica, uma vez que já fazem parte do cotidiano da maioria dos
alunos. Por mais que a tecnologia seja um instrumento fundamental para
aquisição de novos conhecimentos, devemos ter consciência de que o descobrir, o
questionar, o aprender a aprender, o refletir somente tem condições de prosperar
com a mediação do professor e com a reformulação de princípios, conteúdos,
metodologias e práticas compatíveis com a potência dos instrumentos
tecnológicos. O importante é que as tecnologias sejam utilizadas como um instrumento a mais no processo educacional, objetivando a formação de indivíduos capazes de pensar e criar, saber trabalhar coletivamente e cooperativamente, estimulando todo potencial cognitivo, afetivo e social que os alunos
possuem.
3 comentários:
É isso mesmo Alethéia.
O modelo de escola é o mesmo, mas os tempos são outros.
Esse novo tempo exige uma postura da escola diferente da tradicional.
E também professores críticos, reflexivos que possam conduzir seus alunos a se tornarem cidadãos responsáveis,autônomos, que possam refletir criticamente sobre a realidade que os cercam.
Esse me parece um desafio: conscientizar o professor dessa nova realidade e do importante papel que ele desempenha nesse contexto atual.
Olá, Margarida!
Concordo com você sobre o grande desafio que tem os professores diante dessa realidade onde as tecnologias estão cada vez mais presentes entre os alunos e no contexto educacional.
Acho importante a colocação de que as tecnologias educacionais objetivem a formação de indivíduos críticos que saibam trabalhar coletivamente e, principalmente, que esta educação tecnológica venha a estimular não só o potencial cognitivo, mas também os aspectos afetivos e sociais dos alunos.
Quanto ao questionamento “Será que nossas escolas permitem uma aprendizagem colaborativa e reflexiva?”, acredito que há um longo caminho a ser percorrido em nossa sociedade, pois convivemos com um restrito número de escolas de excelência e uma imensa gama de escolas em situação precária de ensino, isso devido ao enorme fosso social que assola nosso País.
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