Escola Atual
- da cópia (sem sentido)
- do aluno parado, passivo
- do trabalho em grupo que ninguém faz nada
- preocupada com a transmissão do saber
- currículo linear, padronizado
- define um comportamento/conteúdo
- da fala, quadro e livro
Escola Ideal
- do pensar e do criar
- do aluno ativo, partícipe
- do trabalho colaborativo
- produtora do saber
- que cria redes de relações sociais
- currículo - identidade de cada escola
3 comentários:
fica difícil compreender a demora de inserção da educação nesse processo descrito por você, uma vez que é dentro de seu sistema que ocorre a formação de sujeitos que atuarão e se beneficiarão do universo múltiplo de oportunidades da sociedade informacional. Sendo assim, a educação básica brasileira não pode se furtar a esse diálogo e precisa urgentemente desenvolver experiências de ponta para serem aplicadas ao processo ensino aprendizagem e dotar os professores e alunos de habilidades refinadas para agir e atuar nessa sociedade informacional.
E o professor? Na escola atual há uma repetição das práticas pedagógicas "tradicionais" como a fala, a transmissão do conhecimento, a prova. Para migrarmos para a escola ideal faz-se necessário que o professor migre das práticas repetitivas para práticas inovadoras e que despertem no aluno o desejo de participação, colaboração e aprendizado para a vida.
Paula, Tepedino (2004) em seus estudos sobre a formação de professores para o uso de TDIC´s, afirmou que estamos na Era da informação e a cada dia os alunos têm mais fontes de informações ao seu alcance. Entretanto, eles precisam da ajuda dos professores para aprender a interpretar a enorme quantidade de informações que recebem. Os conteúdos se renovam constantemente e as crianças e os adolescentes conquistaram um novo espaço, também são cidadãos de um ciberespaço. Eles sabem operar os computadores melhor do que muitos adultos. Essa nova realidade requer um professor capacitado para lidar com as tecnologias e que possa assumir novos papéis na escola da Sociedade da Informação.
Um dos principais desafios do professor é desenvolver nesses alunos a capacidade de selecionar, dar sentido, utilizar, aplicar e interagir com o grande número de informações disponíveis na internet e nas redes sociais. A todo o momento, o indivíduo é bombardeado por informações que chegam através de textos eletrônicos, vídeos, mensagens on-line, propagandas e pod-card, dentre outros.
Além da necessidade de estarem capacitados para manusear e empregar as TDIC´s de maneira consciente e eficiente no processo de ensino aprendizagem, os professores, enfrentam mais um desafio: lidar com os alunos da geração net, que estão inseridos em um contexto onde a informação é distribuída em variadas mídias, em tempo real, de fácil acesso e disponível em praticamente todos os lugares, principalmente com a presença dos telefones e computadores móveis. Esta geração, de acordo com Tapscott (2010) está desenvolvendo e impondo sua cultura a todos, reformulando a maneira como a sociedade e os indivíduos interagem.
Postar um comentário