Blog da disciplina "Educação, sociedade e tecnologia", do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, sob a responsabilidade do Prof. Dr. Simão Pedro P. Marinho.
30.9.12
Analisando as charges acima, podemos descrever e apontar fatores que determinam essa perda de significado pedagógico das TDIC's quando aplicadas sem critérios e contextualização no processo educacional.
O ensino mediado pelas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) visa oportunizar múltiplas interações entre aluno-professor, assim como desenvolver ações que favoreçam a reflexão, a depuração e a reconstrução coletiva do conhecimento. A utilização em massa deste recurso pode ser vista como uma exigência da sociedade atual, que corresponde à formação de novas habilidades esperadas nos cidadãos da sociedade “pós-moderna”. Conforme relato de Carla, quando a TDIC é aplicada sem critérios ou contextualização, perde o significado pedagógico onde o professor desempenha o papel de mediador, acompanhando e orientando os alunos nas diversas situações de aprendizagem.
Um comentário:
O ensino mediado pelas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) visa oportunizar múltiplas interações entre aluno-professor, assim como desenvolver ações que favoreçam a reflexão, a depuração e a reconstrução coletiva do conhecimento. A utilização em massa deste recurso pode ser vista como uma exigência da sociedade atual, que corresponde à formação de novas habilidades esperadas nos cidadãos da sociedade “pós-moderna”. Conforme relato de Carla, quando a TDIC é aplicada sem critérios ou contextualização, perde o significado pedagógico onde o professor desempenha o papel de mediador, acompanhando e orientando os alunos nas diversas situações de aprendizagem.
Postar um comentário