22.9.08

Informar os pais a respeito da vida escolar de seus filhos através de ambientes virtuais.

A revista Veja desta semana traz a reportagem da experiência de uma escola em São Paulo para amenizar as reclamações dos pais em acompanharem seus filhos na escola.

A prática consiste em colocar na rede o boletim dos alunos, a lição de casa e um roteiro diário das aulas. Os pais ainda podem ainda trocar e-mails com os professores, para que se mantenham atualizados sobre os filhos sem necessidade de ir à escola.

A participação dos pais conta para o desenvolvimento da aprendizado, pois permite ajudarem as crianças nos estudos em casa e contribuirem para estabelecer uma rotina que preserve tempo para a revisão da matéria e atividades. De acordo com a reportagem, está provado que alunos que contam com uma boa biblioteca e um computador em casa são os que figuram entre os melhores. Outro papel decisivo da família é ajudar a despertar o interesse das crianças pelas aulas.

Vale a pena conferir a reportagem. Eu não tenho acesso on-line à revista, mas caso alguém tenha, seria interessante copiar e disponibilizar a íntegra para todos do fórum.

Abraços.

Um comentário:

Raquel Matos disse...

É a escola se adaptando e transformando para melhor atender os alunos e a família pós-moderna. Que esta iniciativa não seja apenas um modismo, né!!!
Abraços,
Raquel