9.11.08

Curso à distância ganha espaço
























Sônia André Caram ganhou tempo e conclui, este ano, pós-graduação
em gestão estratégica de pessoas



A globalização e o desenvolvimento tecnológico cada vez mais acelerados têm demandado das empresas e de seus profissionais uma busca constante pela atualização e aquisição de conhecimentos que proporcionem um diferencial competitivo. Mas como fazer para conciliar esse aperfeiçoamento com as reuniões e atividades diárias, que normalmente ocupam o dia todo? As novas tecnologias de informação e comunicação têm colaborado para o desenvolvimento do ensino a distância, uma alternativa prática e eficaz para que as empresas e seus profissionais se atualizem, com custos reduzidos, deslocamento mínimo e horários flexíveis. A funcionária pública Sônia André Caram da Rocha termina sua pós-graduação em gestão estratégica de pessoas em novembro, após um ano de curso. “A maior vantagem do estudo a distância é a possibilidade de administrar o próprio tempo, uma ótima alternativa para aqueles que têm uma rotina de trabalho puxada. Mas sinto falta da interação com os professores”, diz. Segundo ela, o trabalho de conclusão e a prova final são os únicos momentos presenciais. Para que o aprendizado a distância funcione bem, alguns requisitos devem ser observados. De acordo com Sirléia Rosa, responsável pelo ensino a distância do Instituto de Educação Tecnológica (Ietec), os cursos necessitam de uma comunicação assertiva para que haja coerência, aprendizagem e qualidade no ensino: “O aluno, no ambiente virtual, tem o seu espaço para expressar e interagir. Ele é protagonista no seu processo de ensino. E o papel do tutor também é importante para acompanhar e avaliar a interação do estudante no ambiente virtual”. A educação a distância já favoreceu cerca de 3 milhões de brasileiros, segundo levantamento do portal E-Learning Brasil. A pesquisa constatou ainda que a modalidade de ensino virtual é uma das principais ferramentas de aperfeiçoamento profissional de grandes empresas. Atualmente, cerca de 400 organizações usam o sistema virtual no país, 13% a mais que no ano passado. A AleSat, quinta maior distribuidora de combustíveis do Brasil e detentora da marca ALE, também optou pela educação a distância como ferramenta de treinamento dos seus novos colaboradores. O objetivo da iniciativa é garantir uma unidade no repasse das informações. Para o vice-presidente da empresa, Jucelino Sousa, é preciso que todos que são admitidos saibam de sua filosofia, mercado de atuação e particularidades: “O material já era disponibilizado na nossa intranet mas, agora com os recursos da educação a distância, podemos controlar e avaliar o desempenho de cada um, no que diz respeito ao recebimento de nossas informações em qualquer lugar do país”, ressalta.

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