12.11.08

Curso a distância para docente

A procura por cursos a distância para formação de professores cresce 270% em 5 anos, ao passo que as matrículas para cursos presenciais (licenciaturas, normal superior e pedagogia) crescem apenas 17%. Leiam essa notícia através do link:
http://aprendiz.uol.com.br/content/geslelided.mmp

3 comentários:

Jorge Dantas disse...

Paula,
acho que concordo com o professor Jaime Giolo, ex-diretor do Inep quando ele diz que "... um dos problemas é que o futuro professor não convive, durante o curso, com situações como enfrentamentos e conversas em sala, o que poderá pesar quando for efetivamente um docente".
Penso que a EaD, sendo uma importante modalidade de ensino, precisa ter em seu planejamento, sua gestão e sua execução uma boa dose de comprometimento (de todos envolvidos) com a seguinte essência (parodiando um personagem na nossa mais recente manifestação política em Belo Horizonte): É gente ensinando gente; é gente aprendendo com gente; é gente com o propósito de aprender para ensinar gente. Mas, "Isso dá pra fazer"!

Jorge

Jorge Dantas disse...

Paula,
oia eu aqui noamente.

Depois de comentar seu post (acima) eu li o post do Altoé (logo abaixo do seu). Ele nos remete a leitura do texto do Michael More (Teoria da Distância Transacional).
Uma boa reflexão que o texto nos traz e ao mesmo tempo corrobora com o meu comentário acima.
No texto diz: na "... educação a distância, a separação entre professor e aluno é suficientemente significativa para que as estratégias e técnicas especiais de ensino-aprendizagem por eles utilizadas possam ser identificadas como características distintivas desta linhagem de prática educacional".

Jorge

Geraldo Pedagogo disse...

Jorge.

Concordo com você.

Na minha experiência de docente na educação básica, um dos maiores problemas que os novos professores enfrentavam era a indisciplina. Não sabiam conduzir a turma e aos poucos uma aula que parecia uma inovação dos processos se tornava um caus que precisava da intervenção da supervisão para restabelecer a ordem.

Agora, imagina um futuro docente que nem tem contato com os colegas da sala, com esta relação de condução de processos, como ele irá adquirir esta habilidade?

Ainda acredito que existem coisas que não se consegue fazer no virtual.

[]

Geraldo Junio