"Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa,
nunca tem medo e nunca se arrepende."
(Leonardo da Vinci)
É possível construir saberes mediados pelas tecnologias de forma séria e interativa sem perder o caráter divertido do aprender? Os professores Simão Pedro e José Wilson mostraram que sim durante a disciplina “Educação, sociedade e tecnologia” ministrada no curso de Mestrado em Educação da PUC - Minas.
Profissionais com as mais diversas formações embarcaram nessa viagem e durante um semestre interagiram, debateram importantes questões sobre as tecnologias, como: escola e tecnologia, ensino a distância, celular na sala de aula, redes sociais e escola, mídias, bullying, cyberbullyng e muitos outras.
Algumas tecnologias como o Twitter, Webspiration (criador de mapas conceituais), Zoomerang (pesquisas online), ampliaram as discussões em sala de aula e possibilitaram aplicação prática dos conceitos construídos sob a forma de posts e mapas conceituais.
Percebemos ao longo desse período que, enquanto educadores, podemos ser agentes de transformação e promotores de debates e reflexões em nosso local de trabalho.
Nosso sincero agradecimento aos professores Simão Pedro e José Wilson por fazerem a diferença em nossas vidas. Aprendemos mais sobre as tecnologias com vocês!
2 comentários:
Obrigado, Ramon, pelo reconhecimento.
Mas tudo só foi possível porque havia alunos interessados e, mais do que isso, comprometidos, partilhando saberes, dispostos a aprender e a colaborar na aprendizagem de todos.
Criamos, de fato, um ambiente rico em aprendizagem, dando sabor ao saber.
Se não houvesse alunos absolutamente envolvidos, nada haveria além de uma proposta.
Supresa minha ao ler o texto do Ramon. Parabens! Penso que você expressou muito bem o que nós, os alunos, achamos do curso.
Foi uma experiência muito rica e desafiadora para mim e, sem dúvida, propiciou o que há de mais importante na educação: a aprendizagem ou o aprender a aprender.
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