7.9.12

Blogs, para estimular leitura

As queixas de professores da Educação Básica sobre o desinteresse dos alunos pela leitura é recorrente. No ensino superior meu convencimento é de que esse desisnteresse seja muito elevado. Afinal, não seria o simples ingresso em uma instituição de ensio que faria com qus os estudantes adquirissem um hábito que já deveria estar sendo praticado há mais tempo.

Os professores nesse caso não reclamam porque não demandam as leituras.
Possivelmente uma das razões para esse desinteresse dos estudantes vem das infelizes escolhas dos livros. Meu convencimento é que muitas vezes os professores indicam aos alunos livros que eles mesmos jamais leram, que não suponhem como podem ser chatos. Ou será que todos, menos eu, acreditam que os professores da Educação Básica são leitores contumazes?

A falta de desinteresse pela leitura não é "coisa nossa". Vários sistemas de ensino pelo mundo estão sendo desafiados a encontrar uma forma de estimular a leitura.
Na Espanha, a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) decidiu provocar o interesse pela leitura através de um concurso de blogs.

A proposta, que constitui o projeto ¿Qué estás leyendo?, segundo seus organizadores teve um saldo muito positivo.

O projeto - espertamente, eu diria -  alia as atraentes tecnologias digitais à leitura. E com um ingrediente a mais, eu diria. Além da leitura, estimula-se a escrita.

Escrever e ler são dois ingredientes básicos na "receita" da formação das pessoas. Lendo aprendemos a escrever; escrevendo nos tornarmos autores a serem lidos por outros. O blog é uma estratégia que a escola deve considerar nessa perspectiva. Até porque, nos blogs, escrevemos para o mundo, não apenas para a escola.

Nenhum comentário: