30.9.12


PRECISAMOS REPENSAR A ESCOLA...PRECISAMOS REPENSAR A VIDA...
“Para sermos competentes enquanto profissionais, precisamos ser competentes enquanto pessoas, e a escola nos dá a competência técnica e falta a competência humana...” (autor desconhecido)
Vivemos em um mundo de competitividade. A cada dia, mais profissionais buscam o mercado de trabalho e o mercado de trabalho busca profissionais competentes.  Nesta competição voltamos nossas forças para novas tecnologias, novos aprendizados, novas teorias.
Acontece que, nesse corre-corre diário há uma constante medição de forças e os fortes engolem os mais fracos.
Esquecemos que a competência não passa apenas pela técnica, pelo conhecimento, pela experiência. Passa pela competência humana. Esse aprendizado não passa pela escola, mas pela escola da vida! E os valores? Não existem ou foram simplesmente esquecidos? Valores de coragem, de enfrentar desafios, de ousadia, de coragem, de honestidade, de simplicidade, de sinceridade, de amor verdadeiro, de amizade, da palavra de honra... Valores muitas vezes esquecidos na correria diária.
Mas o mercado está mais exigente. Ele não quer apenas profissionais competentes, mas seres humanos competentes. Ele busca pessoas com valores técnicos e éticos, que honrem a palavra, que valorizem a convivência familiar, que tenham qualidade de vida. Pessoas e não máquinas. Pessoas que saibam se expressar técnica e emocionalmente, que trabalhem em equipe, que gerenciem conflitos.
Na sociedade atual, liberdade se confunde com permissividade, com falta de limite, com seres que se acham donos da verdade, que invadem o espaço do outro, que querem impor suas verdades, profissionais que possuem mais direitos que obrigações, que competem o tempo todo com o outro e consigo mesmo.
A escola precisa repensar sua prática! A educação passa pelo aprendizado do conhecimento e pelo aprendizado na vida. Ela precisa ser mais exigente, mais competente, ter mais valores vivenciados por seus alunos, docentes e técnicos.  Precisa agir conforme seu discurso.
O papel da escola transcende o de ensinar... Passa pela educação integral do ser humano. Só assim conseguiremos um mercado de trabalho mais humano, uma sociedade mais justa, políticos menos corruptos, patrões mais honestos, empregados mais motivados e cooperativos na construção de um pais mais sério...
Precisamos repensar a escola! Precisamos repensar a vida!

2 comentários:

Carla Gonçalves disse...

Não basta apenas construir mais escolas e nem formar mais professores, a educação precisa tornar-se mais eficaz, revisando os currículos, livros didáticos e melhorar as técnicas de ensino Skinner (1972, p.27), “dominar novas técnicas, manejar novos desafios”. (PAPPERT, 1994. P.49).

Na ótica de mudança, a escola deve assimilar as tecnologias da informação e comunicação, visando à contribuição desses instrumentos de mediação para a transformação de práticas pedagógicas. Costa e Pain (2003).

Aletheia Oliveira disse...

Olá Valéria!
Acredito que o papel fundamental da escola é ajudar os alunos na construção de sua identidade, do seu caminho profissional e pessoal, no desenvolvimento de habilidades e competências que possibilitem a eles refletir, dialogar, criticar, posicionar-se diante dos desafios que a sociedade propõe.