8.11.12






Bullying na origem da palavra inglesa bully significa valentão, brigão. No Brasil, é entendido como ameaça, humilhação...
Cyberbullying é o bullying que ocorre com o uso da tecnologia. Uma extensão do que dizem ou fazem na escola que acaba sendo ampliada por conta da difusão tecnológica e que tem no anonimato um ponto forte para sua disseminação.
Temática discutida na disciplina Educação, Sociedade e Tecnologia que nos fez refletir sobre como trabalhar com essas questões no ambiente escolar. Será que professores e gestores estão preparados? 
É necessário que especialistas no assunto discutam com os profissionais da escola e com os alunos, objetivando o diálogo e a reflexão e que as estratégias a serem utilizadas  devem ser definidas em cada instituição escolar, observando-se suas características e as de seus alunos.

4 comentários:

VALÉRIA CAMARGOS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
VALÉRIA CAMARGOS disse...

Percebo que há um despreparo tanto por parte do professor como gestor escolar ao lidar com a questão do bullying. Não se trata apenas de uma questão pedagógica, mas deve envolver também todos os lados afetados: tanto o dos alunos, pais e professores, quanto o da sociedade.
A solução para o combate ao bullying não está apenas no âmbito educacional, ela extrapola os muros da escola; é um problema antes de tudo, social.

Carla Gonçalves disse...

Valéria, enquanto a escola não primar por uma formação que busque o exercício da alteridade e processo de autonomia de alunos e professores será impossível envolver todos os lados afetados, muito menos mobilizar a sociedade.

VALÉRIA CAMARGOS disse...

É preciso trabalhar com a conscientização dos alunos, família e sociedade sobre o ato e consequencia destas atitudes.