22.11.12

Conectivismo: teoria da aprendizagem para a Era Digitall


O conectivismo, teoria da aprendizagem para a Era Digital, defende a ideia de que o conhecimento está no mundo mostrando a influência da tecnologia na forma como as pessoas vivem, se comunicam e como elas aprendem. Segundo essa teoria o processo de aprendizagem é contínuo e constante e faz parte da vida cotidiana.

Diferente do construtivismo de Piaget e do construcionismo de Papert, no conectivismo a aprendizagem pode estar fora do indivíduo de modo que, em muitos casos ele é impulsionado a agir sem ter o domínio de determinado assunto.

Existem controvérsias em relação ao reconhecimento do conectivismo enquanto uma teoria da aprendizagem, no entanto, é inegável que ele fornece aspectos sobre o aprendizado de habilidades e competências necessárias aos alunos da nova Era Digital.

Um comentário:

Aletheia Oliveira disse...

Prezada Margarida,
Ao dizer que "é inegável que ele (o conectivismo) fornece aspectos sobre o aprendizado de habilidades e competências necessárias aos alunos da nova Era Digital", acredito que a possibilidade de aplicação está nas muitas ferramentas tecnológicas (blog, wikis...) que, estimulam e contribuem para a ampliação do conhecimento e para o desenvolvimento de uma aprendizagem autêntica.