28.9.14

Metamorfose no ambiente escolar

É preciso modificar o ambiente escolar em relação a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC)




É preciso que a escola (em relação a TDIC) deixe de ser lagarta e passe a ser borboleta. Ou seja, passe por uma verdadeira metamorfose, utilizando adequadamente os recursos disponíveis, de forma a favorecer a aprendizagem e não apenas reproduzir um modelo padrão.

O vídeo aborda a presença das tecnologias na sala de aula, mas deixa claro que os professores ainda não sabem como utilizar pedagogicamente as TDIC, sugerindo uma mudança no currículo e principalmente a necessidade de formação continuada para utilização pedagógica desta tecnologia.  








Se isso realmente acontecer, podemos falar de uma metamorfose no ambiente escolar em relação a 
TDIC. As escolas vão deixar de ser lagartas feias e torna-se belas borboletas.




2 comentários:

Unknown disse...

Observa-se tanto no texto, quanto no vídeo, a grande importância de trabalhar de forma contextualizada e pedagógica com as tecnologias digitais na escola. Desta forma, não basta somente disponibilizar os recursos, ou somente a utilização pelo professor, é preciso propiciar ambientes propícios de ensino-aprendizagem. Silverstone (2005) afirma que as tecnologias nada determinam:
As tecnologias, é preciso dizer, são mais capacitantes (e incapacitantes) do que determinantes. Elas surgem, existem e expiram num mundo que não é totalmente criado por elas. [...] Não se deve compreender a tecnologia apenas como máquina. Ela inclui as habilidades e competências, o conhecimento e o desejo, sem os quais não pode funcionar. (SILVERSTONE, 2005, p.49).

Desta forma, somente os equipamentos em si não bastam, é preciso uma confluência entre o conteúdo, a didática e o uso pedagógico destas tecnologias. Mas, para isso é importante políticas públicas que incentivem a formação continuada dos docentes e que possam incluir, nesta formação, o uso pedagógico das tecnologias digitais.

Referência:

SILVERSTONE, Roger. Por que estudar a mídia? 2.ed. São Paulo: Edições Loyola, 2005.

Fernanda Costa disse...

É verdade, os equipamentos sozinhos não geram aprendizagem. Por isso, acredito que a formação continuada de professores para tecnologia seja uma necessidade da nossa sociedade.