22.9.14

Para expressar-se sobre o digitalismo

Pichação (não existe o vocabulário pixação na língua portuguesa) é o ato de escrever, rabiscar ou desenhar sobre muros, fachadas de edificações, asfalto de ruas ou até mesmo monumentos públicos, em geral com a utilização de uma tinta em spray aerossol, de difícil remoção. 

A pichação pode ser arte, poucas vezes, mas é sujeira, na maioria das vezes.

Ambas as formas nos marcam, provocando interesse ou repulsa.

Muitas vezes o que está escrito só diz respeito a quem o escreveu, é a identificação do autor ou dos autores, membros de uma "tribo", "gangue" de pichadores.Para isso usam tipos próprios de letras, os tag retos, criando textos em geral indecifráveis para a maioria das pessoas.

Há até quem faça uma distinção entre pichação e grafitagem. para separar o que seria expressão artística de atitude marginal, passível de condenação judicial. A grafitagem seria o lado criativo, interessante da pichação, com textos (até poesias) compreensíveis por todos, imagens.

A proposta na disciplina é que os estudantes possam expressar suas ideias sobre o "digitalismo", tema da discussão no último encontro, em um muro virtual. Para isso será utilizado o Padlet.

O Padlet oferece, gratuitamente, ao usuário um mural no qual podem se expressar usando textos, imagens e até mesmo vídeos. O mural "Ponto Com Ideias para Provocar" mostra o uso desses recursos. 



Fazer "pichação" ou grafitagem virtual" no Padlet, é uma proposta na qual qualquer professor pode envolver seus alunos e alunas, solicitando-lhes a manifestação sobre um determinado tema ou assunto em estudo e provocando seu interesse.

A "pichação" no Padlet se faz com caracteres legíveis, em textos (curtos) compreensíveis

Espera-se que cada estudante na disciplina Educação, Sociedade e Tecnologia manifeste-se sobre o tema do digitalismo, a favor, contra, com ressalvas, não importa, ao menos duas vezes no mural que criará no Padlet.

Como é importante o compartilhamento, cada estudante inserirá, aqui no blog da disciplina, o mural criado. Para isso copiará, do Padlet, o código-fonte e o colará no post.

O prazo limite para a postagem do mural aqui no blog está no app da disciplina. É pegar smartphone e conferir.

Dicas de como usar o Padlet estão disponíveis.

Nenhum comentário: