23.10.06

Aprender a aprender ....


Acabei de descobrir que o mundo virtual é muito pequeno! Cynthia por que será que nos pesquisamos as mesmas fontes????

O que é Aprender a aprender?


O termo “aprender a aprender” está presente desde a psicologia cognitivista, Escola Nova e a abordagem construtivista de ensino. Justamente quando esses resgataram o aluno como aquele que tem um papel ativo em seu próprio aprendizado, o qual é capaz de ajustar os conhecimentos aprendidos em suas necessidades e objetivos pessoais.

O “aprender a aprender” está relacionado com o “aprender fazendo”, clássica da pedagogia de John Dewey, enquanto refere-se também aos estudos na linha do “professor reflexivo” de Donald A. Shön. Segundo Duarte (2000), as pedagogias do “aprender a aprender” tem como essência quatro posicionamentos valorativos:

1-) As aprendizagens mais desejáveis são aquelas que o indivíduo realiza por si mesmo, não existindo o transmissão de conhecimentos e experiência por outrem. Nessa linha César Coll (COLL, 1994 apud DUARTE, 2001) afirma que a finalidade última da educação construtivista quando intervenção pedagógico contribui para que o aluno desenvolva capacidade de realizar aprendizagens significativas por si mesmo. Nesse sentido aprender sozinho posiciona-se no nível mais elevado do que a aprendizagem concebida por transmissão do conhecimento.

2-) “É mais importante ao aluno desenvolver um método de aquisição, elaboração, descoberta, construção de conhecimento do que apreender o conhecimento científico já existente”.

3-) “A atividade do aluno, para ser verdadeiramente educativa, deve se impulsionada e dirigida pelos interesses e necessidades da própria criança”.

4-) O posicionamento que “ a educação deve preparar os indivíduos para acompanhar a sociedade em acelerado processo de mudança”.

Mais recentemente com o desenvolvimento e disseminação das novas tecnologias da informação e comunicação, bem como a sua onipresença nos diversos setores da sociedade, a pedagogia “aprender a aprender” é bastante incentivada por teóricos da Educação, uma vez que esses justificam-na como sendo a forma de aprendizagem mais importante para dar conta das exigências da sociedade contemporânea. Cabe frisar que essa sociedade contemporânea é dinâmica sofre transformações em ritmo acelerado tornam os conhecimentos cada vez mais provisórios. Desta forma, o cidadão dessa sociedade que não aprende a se atualizar está fadado ao eterno anacronismo, a não adaptação aos novos contextos profissionais, conseqüentemente seu emprego pode estar comprometido dentro da empresa.

Por fim, “aprender a aprender” ocupa importante lugar numa sociedade em que estamos constantemente sendo bombardeado por informações, o sujeito que não souber selecionar, organizar as informações mais importantes, bem como utilizá-la mais tarde esses conhecimentos acabará não acompanhando a dinâmica dessa sociedade.


DUARTE, Newton. As pedagogias do “aprender a aprender” e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conehcimento. Revista Brasileira de Educação Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação ISSN: Brasil, 2001. URL:

COLL, C.S. Aprendizagem escolar e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artes Médicas.

Nenhum comentário: