12.10.06

Informação em tempos de Internet

Da coluna Toda Mídia, de Nelson de Sá, hoje na Folha de São Paulo.

TEMPO DE INTERNET
Sob o título "Uso de internet sobrepuja os jornais", o "Financial Times" noticiou na primeira página a pesquisa do Jupiter Research, tido hoje como um dos principais em levantamentos sobre a internet, anunciando que "pela primeira vez os europeus gastam mais horas on-line do que lendo jornais" -em média, quatro horas contra três.A pesquisa ecoou na BBC, no "El País" e outros. É uma "mudança no equilíbrio de poder", segundo o instituto - que já havia registrado o mesmo nos Estados Unidos.

No dizer da BBC News, "surfar na internet vence virar a página"

BOA NOTÍCIA
Por outro lado, sob o título "Internet pode ser uma boa notícia para a velha mídia", o mesmo "FT" publicou um texto dizendo que "a conclusão mais surpreendente - e otimista - da pesquisa do Jupiter Research é que gastar mais tempo on-line não está canibalizando o tempo que os leitores dedicam à imprensa". Este não mudou. Aliás, os consumidores [europeus] se mostram mais propensos a reduzir o tempo de audiência de televisão conforme eles aumentam a utilização da internet. E tem mais "boa notícia". Com suas edições digitais, os jornais tiveram até um relativo benefício - ao alcançar "um público maior", fora do "mercado doméstico".

Nenhum comentário: