3.10.08

Tentativas de acerto e erro: desafios do letramento virtual

Caros colegas,

Após algumas tentativas anteriores estéreis, consegui, enfim, adentrar por essa nova possibilidade de interação com vocês.
Retomo algumas considerações partilhadas em nossa última aula.
Penso que um dos fatores que explicam o descompasso entre a escola e a utilização das tecnologias da informação está muitas vezes centrada na posição do professor.
Apropriar-se das tecnologias demanda mais que ter ao alcance todo o aparato tecnológico material. Todavia, não estou desconsiderando a importância de sua materialidade, mas pontuando que o problema não é simplesmente o fato da escola ter ou não laboratório de informática, projetor de multimídia ou banda larga. Pondero que há uma questão anterior que diz respeito às crenças e hábitos do professor na forma como opera com o conhecimento e, por extensão, na forma como opera com a aquisição do próprio conhecimento.
Aristóteles afirmou que a virtude está no meio. Ela não está nem no excesso e nem na falta. O grande desafio é encontrar tal medida. E qual o motivo dessa citação? Penso no cuidado que precisamos ter em não adotarmos um posição de negação e resistência ao que está presente em nossa sociedade contemporânea, que é a tecnologia em suas várias modalidades sob pena de comprometermos a interação entre o professor e o aluno na aquisição e produção do conhecimento. A comunicação necessita da receptividade e do reconhecimento e, por conseguinte, de abertura. Também considero que o outro lado, o do excesso, pode operar outra forma de prejuízo. Novidades demais podem desfocar o que é essencial.
Procurar uma forma de "solucionar" as relações entre a escola/educação e as tecnologias em nossa sociedade pressupõe um primeiro passo: colocar em discussão nossas próprias posições, que nem sempre estão claras para nós mesmos. E mais, necessita também avaliar, com o devido cuidado, que só podemos averbar julgamento daquilo que conhecemos, portanto, capacitação é fundamental para adentrarmos no terreno da reflexão e ação.
Um abraço,
Erika N A. Soares

Um comentário:

Simão Pedro disse...

Erika

seu txt é bem instigante
Penso q ele ocupará a cuca da turma no final d semana
Mas valerá a pena pensar sobre. E -é o q estarei esperando d todos - manifeatar-se sobre ele.
Vc demonstrou c/mta competência seu "letramento" digital.
Parabéns.
Simão Pedro
BH,03.10.08