6.11.14

APP PARA RESOLVER EXPRESSÕES MATEMÁTICAS

A empresa de desenvolvimento de app Microblink, apresenta o PHOTOMATH um aplicativo que resolve expressões matemática a partir da imagem capturada pela câmera do smartphone. O aplicativo existe apenas para sistemas operacionais móveis IOS e Windows, a versão para Android está prevista para 2015. Segundo o desenvolvedor este app é capaz de resolver expressões numéricas, algébricas, equações
As inovações colocam o professor diante de  desafios que podem ser: significar ou justificar pedagogicamente a potencialidade educacional destes recursos. Por exemplo, este App apresenta a capacidade de explorar contextos que eram difíceis apenas com o processo de resolução manual.

4 comentários:

Fernanda Costa disse...

Este app é realmente um desafio para os professores. Os professores de matemática vão ter que repensar suas práticas docente. E ainda pensar na utilização pedagógica para os celulares. Este é o desafio!

Vanda disse...

Não apenas para os professores de matemática, o desafio, é também para pais de alunos e formuladores de políticas públicas para a educação. Ontem, 10-11-2014, foram realizadas as provas do ENEM/2014. Da disciplina de Matemática e suas "Tecnologias" foram 44 questões. Para respondê-las, quase todas elas, era necessário que se fizesse cálculos/operações e a única tecnologia que se podia usar era uma "caneta preta de carga transparente". Vamos deixar nossos alunos da escola pública usar celular, em sala de aula, para realizar quais atividades?

Unknown disse...

Interessante sua reflexão Vanda. Realmente é um ponto a se pensar: em quais atividades a tecnologia será utilizada e como será utilizada. Nestas escolhas é que o professor deve refletir. Nesta perspectiva pode estar o cerne da mudança educacional que tanto queremos.

Saulo Furletti disse...

As argumentações realmente são ricas para nossas reflexões, pois pensamos no avanço das tecnologias aplicadas no processo de ensino e aprendizagem e por outro lado a avaliação apresenta pelo ENEM valoriza a realização manual dos cálculos.