25.11.14

Evento discute a relação entre tecnologia digital e o papel do professor

Diversas vezes, conversamos sobre o papel do professor para a utilização pedagógica das TDIC.

Sabe-se que esta é uma temática relevante e atual. Tanto que no dia 17 e 18 de novembro realizou-se o evento Bett Latin America Leadership Summit, no Rio de Janeiro.


Este é um dos diversos eventos que buscam este debate, demonstrando a importância desta temática na atualidade.

Porém, o debate necessário vai além do evento: É preciso pensar no papel do professor na atualidade. Como esse deverá atuar em um cenário de tecnologias digitais?

A secretaria de educação da Paraíba, participante do evento, afirmou: "... é preciso estimular o professor a utilizar as TDIC nos processos de ensino e aprendizagem.." .... " o professor não é mais o único detentor do conhecimento...". Assim, verifica-se que ela reconhece a necessidade de integrar pedagogicamente as TDIC e que isso relaciona-se com o papel do professor.



A tarefa não é fácil, mas a formação continuada de professores para tecnologia é uma boa alternativa.

4 comentários:

Unknown disse...

Essa discussão é muito importante, pois muitos docentes percebem a necessidade de trabalhar com as TDIC, entretanto não as utilizam de forma pedagógica. E um dos maiores desafios dos professores da contemporaneidade, em relação ao uso das TDIC, não é simplesmente saber manipulá-las, mas utilizá-las de forma pedagógica, ou seja, de maneira que contribua para o processo de ensino-aprendizagem.

Fernanda Costa disse...

Concordo com você. Devemos incentivar a participação dos professores em eventos que demonstrem a importância das TDIC no ambiente escolar. Porém, sabemos que não é tarefa simples esta integração... mas é preciso incentivar!

Unknown disse...

Investir na formação docente é uma estratégia chave para a mudança na concepção de aula e de escola que os professores normalmente têm

Unknown disse...

Esses eventos levantam discussões sobre o tema e destaca a importância de se esclarecer aos docentes a mudança do paradigma de que ele é o único detentor do saber.