11.11.14

Gameficação e educação

A utilização do conceito de"gamefication" vem ganhado espaço na discussão sobre a educação. A proposta é implementar um ambiente de desafios, a partir do qual o estudante e colocado em situações de produção de conhecimentos. Será que a "gameficação" é um dos caminhos para integrar as tecnologias digitais na escola? O modelo parece ter características interessantes, como descreve o professor Luciano Meira da UFPE. Concordando ou não com a "gameficação", acredito, assim como o prof. Luciano, que se o professor não estiver disposto, nenhuma mudança na escola se procederá.

3 comentários:

Unknown disse...

A criação de novas metáforas: uma tentativa de (re)significar a escola? Alguns termos apresentam um certo "esgotamento". Estão impregnados por uma carga negativa: "sala de aula", "prova", "nota", etc... Eles precisam de um novo impulso, mas isso não se resolve apenas com novas metáforas.

A gameficação parece revitalizar (resignificar?) o conceito "lúdico", mas é preciso que sejam apresentadas experiências de sucesso, caso contrário, as teorias não conseguirão superar as imagens culturalmente construídas e serão esquecidas.

A escola precisa experimentar. Parece que estamos com medo de experimentar e aprender. Seria o medo de errar que nos imobiliza?

Fernanda Costa disse...

Concordo com você, Ricardo. Acho que devemos experimentar novas ferramentas. Mas o medo do novo é ainda presente. Os professores tem medo.

Acho que a gameficação, pode ser uma possibilidade, tanto que consta no Horizon Report de 2014.

Vanda disse...

Acredito também que não é o medo de errar que imobiliza muitas ações na escola. Mesmo porque a escola comete erros, ainda que buscando acertar. Um olhar sobre a trajetória das teorias pedagógicas nos mostra isso. A escola um dado período adota determinadas práticas acreditando ser a mais correta possível, daí a pouco se dá conta que não era tão bom assim. concordo com a Fernanda que o medo do novo e a incerteza é que está imobilizando muitas ações na escola.
O novo deixa de ser novo muito rápido. Isso amedronta as pessoas.
No vídeo, entrevista, o Prof. fala que os "alunos podem ensinar os professores se eles permitirem"...
Na nossa cultura, mesmo que todas as teorias dizem que os professores não são mais os detentores do saber, mas os mediadores do processo de ensino aprendizagem, ainda acreditamos que sabemos mais e queremos ter o controle do processo. Daí ser ensinado pelo aluno... Nossas relações na escola são ainda muito autoritárias e o lúdico (gameficação) ganha sentido de brincadeira, menor valor. Precisamos mudar. Vamos experimentar e criar novos saberes e práticas. Como já nos disse Pedro Demo: o pior entrave para a evolução da ciência é ter como "porto seguro" o conhecimento já construído.