19.10.12

"Inovação Conservadora"


As tecnologias são colocadas nas escolas, mas, em geral para continuar fazendo o de sempre, o professor falando e o aluno ouvindo. Elas são utilizadas para ilustrar o conteúdo do professor e não para criar novos desafios didáticos.
Com as TDIC e, sobretudo com o computador e a internet, pode-se aprender de muitas formas, em lugares diferentes, de formas diferentes, tornando-se cada vez mais complexo e desafiador ensinar e aprender.
O fato de treinar professores em cursos intensivos e equipar as escolas com computadores não significa que essa tecnologia esteja sendo usada para melhoria da qualidade de ensino.
Na maioria das escolas informatizadas, públicas ou particulares, os professores vêm fazendo uso das TDIC, especialmente do computador, de forma conservadora, utilizando o PowerPoint para ilustrar sua aula expositiva. Essa forma de uso pode ser caracterizada como um "inovação conservadora", onde a aplicação da tecnologia não altera qualitativamente a rotina da sala de aula.
O que fazer para inovar o ensino com as tecnologias?
 

5 comentários:

Carla Gonçalves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carla Gonçalves disse...

Margarida, como você pontua um dos principais desafios atualmente, são as dificuldades relacionadas ao desenvolvimento de experiências de aprendizagem que possibilitem aos gestores e professores a aquisição de competências para implementar no ambiente escolar o uso significativo das ferramentas mais comumente conhecidas como as TDIC.

Esse é um processo que não se limita à aquisição de conhecimentos técnicos, mas que se baseia fundamentalmente na aprendizagem de habilidades relacionadas ao tratamento da informação. Ou seja, trata-se da organização de uma formação continuada que possibilite a utilização dessas tecnologias, a compreensão sobre o seu funcionamento e as suas possibilidades de aplicação.

A aquisição desses conhecimentos acaba correndo muitas vezes por conta do próprio professor, devido às demandas da nova sociedade, altamente tecnológica. Mesmo com mais de duas décadas de presença das TDIC na educação, antigas práticas continuam se repetindo.

O que se verifica em muitos casos é a inovação conservadora citada por você. Aulas baseadas na tradicional e previsível aula de cinquenta minutos, cuja legitimidade é questionada por uma geração de alunos que vivenciam diariamente experiências de criação, participação e colaboração online.

Aletheia Oliveira disse...


Prezada Margarida, quando você questiona "O que fazer para inovar o ensino com as tecnologias?" penso que, antes do fazer, o aspecto fundamental a ser pontuado é a compreensão do tipo de ferramenta tecnológica a ser utilizada pelo professor: para que serve, qual sua função, de que forma posso utilizá-la para que os objetivos sejam alcançados, competências....
Professores, não digo todos, mas alguns, apresentam uma visão errônea do seu uso e acabam utilizando as inovações tecnologócas para transmitir conhecimento. As práticas inovadoras continuam conservadoras.

Renato Kennedy disse...

Penso que o uso do computador e da internet nas escolas deveria ser estimulado desde a formação inicial nas licenciaturas, fazendo parte do processo de ensino dos graduandos como proposição curricular, nesse sentido as próprias diretrizes curriculares nacionais para os cursos deveriam ser mais enfáticas no direcionamento do uso de tecnologias em suas práticas de ensino.

VALÉRIA CAMARGOS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.