O Technological Pedagogical Content Knowledge (TPCK ou TPACK) busca identificar a natureza do conhecimento que se exige aos professores para que possam integrar as tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino, ao abordar o conhecimento dos professores, complexo, multifacetado e situado.
No centro do quadro TPACK está a complexa interação de três formas principais de conhecimentos, ou saberes: o do conteúdo (Content knowledge, CK), o pedagógico (Pedagogy knowledge, PK), e da Tecnologia (Technology knowledge, TK).
O TP(A)CK é o tema da aula do próximo dia 18 de outubro.
Como leitura prévia foi indicado o capítulo 1, Introducing TPCK, de Matthew J. Koehler e Punya Mishra, do livro Handbook of Technological Pedagogical Content Knowledge (TPCK), editado pela AACTE Committee on Innovation and Technology.
No início da sula, será usado um survey com a finalidade de identificar os conhecimentos dos alunos da disciplina, professores em diversos segmentos da educação escolar, sobre ensino e tecnologia.
O questionário foi organizado no SurveyMonkey.O survey foi adaptado da versão 1.1 do modelo elaborado por Denise A. Schmidt, Evrim Baran e Ann D. Thompson, da Iowa State University, Matthew J. Koehler, Punya Mishra e Tae Shin, da Michigan State University.
Um comentário:
Essa complexa interação entre os saberes da profissão docente, que caracteriza o TP(A)CK, se constitui um verdaddeiro desafio para o professor. Além de romper com o tradicionalismo, impõe ao professor mudanças de posturas, hábitos, crenças e valores ainda muito arraigados em sua prática pedagógica. Esse seria um novo olhar para a prática do professor em sala de aula e sobretudo para sua formação inicial.
Postar um comentário