O projeto “Educação Tecnológica Precoce”
Os processo de aprendizagem voltados ao uso das tecnologias de informação e comunicação são normalmente desafiadores por envolverem uma ampla gama de variáveis como aprofundamento curricular, conhecimento do uso de diferenciadas tecnologias, além de um consistente embasamento pedagógico. Quando se trata da aprendizagem de crianças esse desafio torna-se ainda maior, pois envolve um público estremamente irriquieto, curioso e destemido, disposto a questionar e a por a prova as metodologias desenvolvidas.
Um exemplo de programa desenvolvido com a preocupação de atingir essa faixa etária, mais precisamente crianças de 3 a 10 anos, foi implementada por países da União Europeia, trata-se do projeto “Educação Tecnológica Precoce” (ETP), que envolve instituições formadoras e entidades produtoras de material pedagógico voltados para a inovação.
O quadro teórico de referência, utilizado na ETP, foi caracterizado da seguimente maneira: “ (…) sensibiliza as crianças para os fenómenos científicos e técnicos. Cria oportunidades para desenvolver e apoiar o interesse das crianças e a sua compreensão de princípios básicos de ciência e tecnologia, promovendo experiências e desenvolvendo capacidades. Está concebida para o grupo etário dos 3 aos 10 anos, para ambos os sexos, e ocorre no contexto do mundo emocional, cultural e social das crianças. Tem em conta uma variedade de conceitos de ensino, processos, materiais e métodos” .
O projeto Educação Tecnológica Precoce pode ser acessado pelo site: http://www.earlytechnicaleducation.org. O desafio da ETP é lançar um olhar criativo sobre a educação científica e técnica, buscando formalizar um conceito global, composto de objectivos gerais que visem um melhor desenvolvimento da criança. O princípio básico é utilizar-se dos questionamentos que são próprios das crianças para propor desafios, dentro do conceito de “aprender fazendo”.
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