Sabemos que em todas as áreas (saúde, educacional...) a
tecnologia está presente e caminha a passos largos. A educação é uma dessas áreas que pode se
beneficiar de tanta inovação tecnológica. As instituições de ensino estão sendo
levadas a repensar suas ações e projetos pedagógicos. A reflexão apresentada
pela nossa colega sobre “inovação conservadora” nos faz pensar sobre o docente
inovador. Qual deve ser o perfil desse profissional em face às inovações
tecnológicas contemporâneas?
Xavier (2008) aponta que o professor precisa ressignificar
sua prática pedagógica e sua relação social com os alunos para enfrentar esses
desafios, criar espaços de conversação e expressão coletiva,
conhecer/analisar/planejar de forma integrada tecnologia e conteúdos de ensino
e refletir sobre novas maneiras de aprender e construir conhecimento crítico com
o uso dessa tecnologia. O docente inovador será aquele que enxerga essa
tecnologia como aliada no projeto de formação intelectual e humana dos
aprendizes.
3 comentários:
É o aluno quem constrói seu conhecimento, para tanto o professor deve ter uma atitude mediadora entre o objeto do conhecimento e o aluno, incitando-o a agir ativamente e analiticamente neste processo de relações reais no qual o objeto está inserido. Com isso o professor deve ter em vista para sua prática a criação de situações que desperte o interesse do aluno para a ação - este seria o fator entrópico -, tendo a disposição objetos e elementos para que possam ser fornecidos subsídios ao aluno, para a superação desta contradição entre seu conhecimento e o objeto a ser conhecido.
A interação do educador com a representação prévia e muitas vezes incompleta do educando, acompanhando o processo de construção do conhecimento e provocando novas contradições é fundamental para direcionar a superação do conflito de forma criativa, hipotética e analítica do aluno ativo, deve-se também recuperar a gênese das relações do objeto do conhecimento com a realidade objetiva para que a direção do processo não se perca em tantas relações e incompreensões emergentes.
A problemática seria a etapa onde o homem se sentiria mobilizado a agir para superá-lo, encontrando a homeostase.
É preciso mudar & inovar
Considerando o movimento que as tecnologias fazem em relação aos alunos, verifica-se, que um professor inovador não será aquele sujeito que apenas domina o conteúdo e consegue interagir bem com os alunos, antes, porém, esse professor inovador deverá se valer das tecnologias, em sua prática pedagógica, uma vez que essa demanda se coloca por parte de seus alunos, da escola e da sociedade como um todo.
Segundo Xavier, (2008)
“Por isso aprender a lidar com elas é um imperativo contemporâneo. É preciso que o docente seja inovador e aproveite a grande sedução que tais dispositivos exercem sobre os aprendizes, principalmente nos mais novos, alertando‐os para seu potencial educativo e não meramente como objeto de lazer e entretenimento.”
O professor poderá utilizar a tecnologia a seu favor para que os estudantes se interessem pelos conteúdos necessários em sua formação.
A inclusão das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), configuraram novos objetivos para os cursos de formação, onde os esforços estão direcionados para preparar profissionais autônomos e reflexivos, capazes de adaptar suas estratégias didáticas. Daí surge um grande desafio, as pessoas estão em busca de raízes e referências onde a educação emerge como o grande trunfo, por possibilitar o desenvolvimento contínuo de pessoas e sociedades.
Postar um comentário