1.10.12

O ensino mediado pelas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) trás efetivas contribuições ao processo educativo quando aplicadas com seriedade e critérios bem estabelecidos. Devem ser utilizadas de forma a propiciar ações que favoreçam a reflexão, depuração e reconstrução coletiva do conhecimento.

4 comentários:

Carla Gonçalves disse...

Concordo com sua afirmativa Valéria, ela foi pertinente e reforça autores como Costa e Pain (2004) que relataram que as tecnologias constituem valiosos instrumentos que podem colaborar para a melhoria desse processo. E esclarece ainda que, em relação à incorporação das tecnologias pelas escolas que é devido às transformações da sociedade, é necessário o desenvolvimento de projetos educacionais sejam bem definidos e que visem estratégias que possibilitem a ampliação do aprendizado e do conhecimento dos alunos.

Unknown disse...

Valéria,concordo que as TDIC´s podem contribuir com o processo de construção do conhecimento do aluno, enqunato instrumentos mediadores, e devem estar presentes no processo educativo de forma responsável, para que o aluno possa dialogar com as informações que tornar-se-ão em conhecimento e, elaborados, serão saberes construidos pelo sujeito.

Aletheia Oliveira disse...

Valéria,
Lendo os comentários já postados, gostaria de acrescentar que a capacitação dos educadores para o uso das tecnologias na escola é importante para o trabalho educativo. Uma capacitação que articule o domínio técnico e educacional para que esse profissional possa integrar o uso das tecnologias na sala de aula,criando espaços de aprendizagem que enfatizem a reflexão e a investigação.

Unknown disse...

Aletheia, concordo com você pois o professor precisa estar preparado para fazer a integração do conteúdo, com a pedagogia e com a tecnologia construindo uma pratica coesa.