Diante de tantas possibilidades
que a Internet nos oferece – navegar, pesquisar, bater papo, enviar e-mails,
baixar programas, ouvir músicas, localizar informações sobre os mais variados
assuntos nas mais diversas abordagens, entre outras – como utilizá-la como meio
de pesquisa que possibilite aos alunos a aquisição de saberes significativos
para sua aprendizagem?
Já sabemos que a Internet é
utilizada por inúmeras pessoas e por isso, segundo Moura (2000), ela já faz
parte do nosso mundo e a educação não pode passar ao lado dessa realidade. A
Internet é uma tecnologia que põe à disposição do usuário (aluno) infinitas
possibilidades para novas aprendizagens.
Sabemos, também, conforme o texto disponibilizado para leitura “O que a
Internet está fazendo com nossos cérebros?” que ela alterou nossos hábitos
mentais, provocou mudanças no estilo da escrita e na cognição.
Para isso, Moran (1997) aponta
que o grande desafio em ensinar na e com a Internet nos espaços escolares
é utilizá-la como ferramenta de apoio durante as aulas, integrada ao tema
específico da disciplina estudada pelos alunos, promovendo uma aprendizagem
cooperativa, com reflexões, senso crítico, escrita conectiva, flexibilidade
mental, para que a “preguiça intelectual” não torne os alunos inertes ao conhecimento,
com o professor sendo o moderador/coordenador desse processo. As possibilidades
de uso da Internet são válidas desde que a escola mantenha um projeto
educacional que tenha significado ao aluno e articule tecnologia/ensino-aprendizagem.
4 comentários:
É isso aí, Alethéia.
A internet é uma importante fonte de informação, armazenamento de dados e de pesquisa, mas deve-se estar atento para a confiabilidade dessas informações.
Nesse aspecto entra o papel do professor, enquanto mediador no precesso de ensino-aprendizagem,que vai orientar o aluno a como pesquisar, resumir, comparar, refletir e criticar essas informações, dando novos significados, com o objetivo de transformá-las em conhecimento.
Além disso, destacar a importância de o professor orientar o aluno sobre como utilizar esta ferramenta de forma a construir um conhecimento e não apenas copiar as informações encontradas para se cumprir uma tarefa.
Alethéia, Morran em seu artigo "Mudar a forma de ensinar com a internet", ressalta que um dos eixos das mudanças na educação passa pela transformação da educação em um processo de comunicação autêntica, aberta entre professores e alunos, principalmente, mas também incluindo administradores e a comunidade, principalmente os pais. Só vale a pena ser educador dentro de um contexto comunicacional participativo, interativo e vivencial. Só aprendemos profundamente dentro deste contexto.
Segundo ele, com a Internet estamos começando a ter que modificar a forma de ensinar e aprender tanto nos cursos presenciais como nos de educação continuada, à distância.
Só vale a pena estarmos juntos fisicamente quando acontece algo significativo, quando aprendemos mais estando juntos do que pesquisando isoladamente nas nossas casas.
Penso que o grande desafio que se coloca ao professor contemporâneo com relação ao uso da internet é a eficiência na mediação das informações ali contidas. Mediar a integralização dos conteúdos curriculares com a diversidade de informações correlatas existentes na Web, além de considerar os conhecimentos prévios e locais que marcam o conhecimento do sujeito aluno é tarefa que exige grande sensibilidade didática. Atualizar-se e estar atendo às características e anseios dos alunos é parte importante no processo de uso eficiente dos recursos da internet na sala de aula.
Postar um comentário