A contemporaneidade exige cada
vez mais que os professores utilizem as tecnologias digitais da comunicação e
informação (TDIC), entretanto o que se percebe é que grande parte dos docentes ainda
não estão utilizando esses recursos. Os saberes e os conhecimentos,
na maior parte das vezes, não são construídos durante a formação inicial dos
professores, e, dessa maneira, o docente os forma a partir das experiências que
vivencia em seu cotidiano e/ou através de cursos de formação continuada.
Para 70% dos jovens o bom professor
entende de internet e tecnologia. Isso é o que demonstra uma pesquisa realizada pelo Ibope e pelo Instituto Paulo
Montenegro, a pedido da Fundação Telefônica Vivo. O que pode ser conferido na matéria do jornal: Gazeta do Povo. Neste
sentido, é inegável as expectativas dos alunos em relação a inserção das TDIC
nas atividades escolares, entretanto, é preciso que essas não sejam vistas
somente no seu aspecto técnico, na sua objetividade, mas como elemento que
permita tecer relações de aprendizagem na interação entre professores, alunos e
saberes produzidos dessa relação. Sendo assim, é preciso que os docentes sejam
formados, e consequentemente que esses formem os alunos, na medida do possível,
para que estes tenham consciência do uso pedagógico das TDIC.
5 comentários:
Alunos contemporâneos demandam nova concepção de sala de aula. Este novo mundo tem um novo jovem.Com os avanços tecnológico mudou-se a maneira de pesquisar,armazenar enfim é preciso lidar estratégicamente com as informações.Nós professores temos que buscar novas aprendizagens e o caminho é usar pedagogicamente as tecnologias móveis.Usar a tecnologia a favor dos alunos,como facilitadora no processo de aprendizagem e utilizar os recursos disponíveis para favorecer a aprendizagem. São muitas as expectativas deste novo aluno. uma nova maneira de construir o conhecimento e de trocar informações.Professores devem sim estar preparados para orientar o uso da tecnologia em sala de aula para criar e resignificar, construir e intercambiar saberes.Para isso é preciso reinvenção das práticas pedagógicas.
Infelizmente a formação de professores para lidar com a tecnologia no ambiente escolar é um problema real. É preciso repensar esta questão. No cenário atual, acredito que a formação continuada seja uma ferramenta capaz de auxiliar neste processo. Porém, é preciso ir além, investir também na formação inicial de professores.
A formação dos professores é uma questão altamente relevante se pensarmos no uso das tecnologias digitais no contexto em sala de aula. Os professores usam as tecnologias digitais no seu dia-a-dia, mas poucos conseguem usá-las como ferramentas pedagógicas no processo de ensino e de aprendizagem. Neste contexto, acredito que na formação inicial dos professores este tema (tecnologias digitais), mereceria uma discussão e uma reflexão mais ampla nos cursos de formação dos professores (currículo).
Acredito nas colocações apresentadas e vejo, no cotidiano escolar, que mesmo as crianças pequenas já exigem do professor a inserção de novas tecnologias. Por outro lado, vejo que a falta de capacitação afeta a própria vida útil das tecnologias que acabam se deteriorando pelo mau uso.
A capacitação é sim a melhor alternativa, aliada à vontade e ao estímulo do professor.
O uso das TDIC na educação não pode ser instrumental, tecnicista, pois dessa forma não contribui para o ensino e aprendizagem. É importante que o professor entenda de internet e tecnologias, porém deve articula-las com o conteúdo, o pedagógico, como vimos no modelo TPACK. Só assim as TDIC podem contribuir para a formação dos alunos.
Postar um comentário