Um dos maiores desafios
enfrentados por professores é o uso de tecnologias móveis, mais
especificamente os celulares, pelos alunos durante as aulas.
Apesar de alguns
defenderem o uso dessas ferramentas na escola, muitos criticam e
utilizam vários argumentos e recursos para evitar isso.
O que vemos o tempo
todo é a tensão entre alunos e professores sobre essa questão:
imensa quantidade de reclamações dos docentes, agressões e
estresse de ambas as partes são alguns dos problemas que podemos
relatar.
Muitos defendem o uso
das TDIC na educação, mas como utilizar esse aparelho tecnológico a favor do ensino e da construção do conhecimento pelos
alunos, em sala de aula?
7 comentários:
Acredito que a utilização pedagógica do celular seja uma ferramenta interessante. Os professores precisam saber utilizar esta ferramenta adequadamente no ambiente escolar. O professor deve utilizar a criatividade para que o celular seja um material didático eficiente.
Por ser um recurso tecnológico muito utilizado pelo adolescente e adulto seu uso em sala de aula vai favorecer à aprendizagem além de aproximar o professor de seu aluno.Melhor acolher o uso de smartphones em sala de aula e estabelecer regras para este uso do que proibir pois essas ferramentas entraram em nossas vidas de forma irreversível.Nós professores precisamos conhecer,adequar e explorar pedagogicamente os recursos do celular de forma a despertar o interesse do aluno em diversos temas além de permitir maior interação entre eles.
Acredito que a utilização do celular dentro e fora de sala, para uso pedagógico, deve ser implementada mais rápido do que pensamos. É um assunto delicado porque, o indivíduo que o utiliza, nem sempre está dotado de discernimento para saber que, naquele momento, o uso é pedagógico. Baseio-me em minha experiência, porque, muitas vezes, ao levar alunos para um laboratório com computadores, antes mesmo que eu dê a tarefa, eles já estão todos conectados em alguma rede social ou olhando as notícias de futebol em algum site do interesse deles. Creio, portanto, que temos um longo caminho a percorrer.
Penso que a utilização destes aparelhos na escola passa pelo entendimento que o professor tem do potencial dos mesmos. Existe também aquela necessária reflexão sobre o fazer docente, que é primordial no uso de qualquer tecnologia, inclusive do quadro.
Penso que a utilização destes aparelhos na escola passa pelo entendimento que o professor tem do potencial dos mesmos. Existe também aquela necessária reflexão sobre o fazer docente, que é primordial no uso de qualquer tecnologia, inclusive do quadro.
A utilização do celular em sala de aula é possível sim. Mas, concordo com o Gustavo, que isso deve perpassar pelo entendimento que o professor tem sobre as possibilidades de utilização desse aparelho. Pois, qualquer tecnologia deve ser bem contextualizada para obter êxito em sala de aula, inclusive as mais antigas como o quadro negro. Caso não seja bem significada perde o propósito da ação pedagógica.
A convergência tecnológica que ocorreu em torno do celular representa uma grande possibilidade de novas metodologias mais criativas e inteligentes, mas a escola ainda não descobriu como fazer uso de seu potencial em favor da melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Os legisladores também não contribuem em nada, uma vez que criam leis que não permitem sua utilização em sala de aula. Assim, acredito que caminham na contra mão do processo educacional escolar. Gostaria que tivessem leis que incentivassem o uso responsável dessas tecnologias na escola. Gostaria que promovessem ações de incentivo aos docentes e divulgassem as boas práticas pedagógicas com o uso da tecnologia. Proibir não é o melhor caminho.
Postar um comentário